Alfred Pringsheim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alfred Pringsheim
Matemática
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 2 de setembro de 1850
Local Oława
Morte 25 de julho de 1941 (90 anos)
Local Zurique
Atividade
Campo(s) Matemática
Orientador(es) Leo Königsberger

Alfred Israel Pringsheim (Oława, 2 de setembro de 1850Zurique, 25 de julho de 1941) foi um matemático alemão de confissão judaica.

Foi o pai de Katharina Mann, a mulher de Thomas Mann.

O pai de Alfred Pringsheim, Rudolf Pringsheim (1821 - 1901), fez fortuna na construção civil.

Estudou em Universidade de Heidelberg. Foi um seguidor da matemática de Weierstrass. Foi professor universitário em Munique e um membro da academia de ciências da Baviera de 1898 até 1938, data em que o expulsam, o que não é de estranhar nestes anos do Nazismo.

Fez uma prova simples do teorema da integral de Cauchy. Trabalhou também em problemas da singularidade de série potenciais de coeficientes positivos.

Como professor universitário, Alfred Pringsheim detinha um salário anual entre 5.000 e 10.000 reichmark, o que juntando-se ao seu património assegurava uma afluência considerável.

Após a subida ao poder de Hitler em 1933, a situação para ele deteriorou-se. Teve de fugir para Zurique com a mulher em 1939.

Até os seus bens serem confiscados pelos Nazis, Alfred Pringsheim viveu num pequeno palácio na Rua "Arcisstrasse" em Munique. Na casa de Pringsheim reuniam-se frequentemente personalidades das camadas mais educadas e ricas de Munique.

Após ter começado a frequentar esta casa, Thomas Mann comentou numa carta ao irmão Heinrich Mann que tinha conhecido uma rapariga interessante, filha de uma família judaica. "Mas nenhum sinal de judaismo. Naquela casa era só cultura". Um comentário que denota uma ponta de anti-semitismo latente na mentalidade do jovem Thomas, o que no início do século XX era muito corrente na Alemanha.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.