Algés

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Algés  
—  Freguesia  —
Algés
Algés
Brasão de armas de Algés
Brasão de armas
Algés está localizado em: Portugal Continental
Algés
Localização de Algés em Portugal
38° 42' N 9° 14' O
País  Portugal
Concelho OER.png Oeiras
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 1,92 km²
População (2011)
 - Total 22 273
    • Densidade 11 600,5/km2 
Código postal 1495
Orago Nossa Senhora das Graças
Sítio www.jf-alges.pt/jfa

Algés é uma freguesia portuguesa do concelho de Oeiras, com 1,92 km² de área e 22 273 habitantes (2011). Densidade: 11 600,5 hab/km².

Algés foi elevada a vila em 16 de Agosto de 1991, tendo a freguesia sido oficialmente criada em 11 de Junho de 1993, por desmembramento da freguesia de Carnaxide. Não obstante, é lugar antiquíssimo, como se demonstra pela sua etimologia árabe (al-geis, «o giz», demonstrando a existência de jazidas onde se procedia à extracção de giz no tempo da ocupação muçulmana da Península Ibérica e em períodos anteriores).

Faz fronteira, a Leste com o concelho de Lisboa (freguesia de Santa Maria de Belém a Sudeste e de São Francisco Xavier a Nordeste); a Norte com Carnaxide, a Noroeste com Linda-a-Velha, a Sudoeste com a Cruz Quebrada - Dafundo, e a Sul limita com o Rio Tejo.

Os edifícios desta vila encontram-se construídos sobre uma ribeira, a ribeira de Algés, cuja existência pode ser comprovada pelas frequentes inundações que ocorrem em Algés quando se verificam chuvas violentas.

Na freguesia, encontra-se também a Estação Ferroviária de Algés, pertencente à linha de Cascais. Esta linha separa Algés do rio Tejo. É, porém, possível alcançar o rio a pé, atravessando o túnel que passa por baixo da estação e da linha.

Património[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Algés