Algarismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Os dez dígitos dos números arábicos ocidentais, por ordem de valor.

Um algarismo ou dígito, é um tipo de representação (um símbolo numérico, como "2" ou "5") usado em combinações (como "25") para representar números (como o número 25) em sistemas de numeração posicionais. O nome "dígito" vem do fato de os 10 dígitos (do latim digitum, "dedo") das mãos corresponderem aos 10 símbolos do sistema de numeração comum de base 10, isto é, o decimal (adjetivo do latim antigo dec. que significa dez) dígitos.

Em um determinado sistema de numeração, se a base for um inteiro, o número de dígitos requerido é sempre igual ao valor absoluto da base. Por exemplo, o sistema decimal (base 10) possui 10 dígitos (de 0 a 9), enquanto que o binário (base 2) possui dois dígitos (0 e 1).

A palavra "algarismo" tem sua origem no nome do famoso matemático Al-Khwarizmi.

Mais:

  • Cada um dos elementos de um numeral é um algarismo ou dígito:
  • Numeral com 3 dígitos: 426.
  • Numeral com 10 algarismos: 1.234.567.890
  • Dígitos Binários: podem ser apenas dois, o 0 (zero) e o 1 (um)
  • Dígitos Hexadecimais: podem ser dezesseis - 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E e F.

Número e numeral[editar | editar código-fonte]

A palavra numeral, quando substantivo, designa os símbolos que representam números. Os números são as realidades abstractas designadas pelos numerais. Por exemplo, o número 2 é representado pelos numerais "2" (em notação decimal), "dois", "10" (em notação binária), etc.

Um numeral cardinal indica uma quantidade absoluta: um, dois, três… Um "numeral ordinal" indica ordem numa série: primeiro, segundo, terceiro…

Ver também[editar | editar código-fonte]