Algina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Algina
Alerta sobre risco à saúde
Alginsäure.svg
Outros nomes E400
Identificadores
Número CAS 9005-32-7
Número EINECS 232-680-1
Código ATC A02BX13
Propriedades
Fórmula molecular (C6H8O6)n
Massa molar 10,000 - 600,000
Aparência white to yellow, fibrous powder
Densidade 1.601 g/cm3
Acidez (pKa) 1.5-3.5
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Algina, ácido algínico ou alginato refere-se a uma substância presente na parede celular de algas marinhas pardas da classe Phaeophyta e na cápsula celular de algumas bactérias, em que desempenha funções primariamente estruturais. Trata-se de um polissacarídeo, mais especificamente um poli-uronídeo, formado por dois monômeros de base, β-D-manuronila e α-L-guluronila, conectados entre si por ligações glicosídicas entre seus carbonos de número 1 e 4. As cadeias poliméricas são assim lineares, e constituem-se essencialmente de três tipos de 'blocos' de comprimento variável: blocos compostos apenas por guluronila, blocos compostos apenas por manuronila e blocos alternando um e outro monômero.

As alginas comerciais são extraídas de algas, e são vendidas principalmente sob forma de sais (donde o nome 'alginato') de sódio. Em meio aquoso, tais substâncias podem formar uma solução coloidal (sol) viscosa, um gel ou um precipitado, de acordo com a força iônica e o pH do meio. A gelificação, em particular, ocorre quando certos sais divalentes estão presentes, notadamente o cálcio, ou quando o polímero é acidificado (transformado em ácido algínico). As soluções coloidais de alginatos comportam-se como fluidos não-newtonianos, exibindo pseudoplasticidade e, sob certas condições, tixotropia.

As principais aplicações dos alginatos fazem uso de suas propriedades espessantes e gelificantes, sobretudo na indústria têxtil, alimentícia e cosmética.

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.