Algoritmo das economias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Algoritmo das economias realiza a progressão da uma configuração para outra segundo o critério de minimização da função objetivo, também chamado de saving (economia). Um dos problemas clássicos que o algoritmo das economias pode resolver é o Problema de Roteamento de Veículos (PRV).

Um PRV consiste basicamente em estabelecer e organizar rotas ou itinerários eficientes para veículos realizarem entregas de mercadorias. Em outras palavras, dispomos de uma frota de veículos idênticos ou não e desejamos atender um conjunto de clientes, cada um com uma demanda específica. Todos os veículos devem partir e retornar a uma mesma origem (depósito) e cada cliente deve ser visitado uma única vez. O objetivo geral será minimizar o "custo total" de transporte no atendimento aos clientes, isto é, minimizar custos fixos, custos operacionais e o número de veículos envolvidos no transporte.

Arcos de menor custo devem substituir arcos mais caros dentro da rota que vai sendo melhorada nesses termos. No procedimento de economia e inserção não existe a obrigatoriedade de que a rota seja viável ao longo do processo de melhoria. Se alguma solução alcançada for viável, então caracteriza-se a obtenção de um limite superior para o problema.

O Algoritmo das Economias[editar | editar código-fonte]

Primeiramente, forma-se uma solução inicial para pontos de entrega com rotas, todas contendo o depósito e um ponto de entrega. Após esta fase, tenta-se unir duas rotas em uma rota factível a cada iteração. Sendo e dois pontos de entrega, o critério utilizado para eliminar o maior custo é dado por:



onde é a distância entre o ponto de entrega e o depósito (aqui representado por ), é a distância entre o depósito e o ponto de entrega e é a distância entre os dois pontos de entrega.

A cada iteração as rotas são organizadas em conjuntos de pares. Um ponto e um ponto podem formar o par se:

  • os pontos de entrega e não estão na mesma rota;
  • a capacidade de carga do veículo não é violada;
  • nem nem são pontos interiores em uma rota.

Um ponto interior em uma rota significa que seu ponto anterior e seu ponto sucessor não podem ser o depósito.

Ícone de esboço Este artigo sobre Algoritmos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.