Aliança Social Democrática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jóhanna Sigurðardóttir, líder do partido e primeira ministra da Islândia.

A Aliança Social Democrática (em islandês Samfylkingin) é um partido político democrático da Islândia. É um partido de centro-esquerda na configuração política atual do país, e forma um governo de coalizão com o Movimento de Esquerda Verde. Este partido se tornou o mais representativo no parlamento islandês nas eleições realizadas em 2009. A atual primeira ministra do país, Jóhanna Sigurðardóttir é a líder do partido.

A Aliança Social Democrata nasceu a partir da corrida parlamentar em 1999 como um aliança de quatro partidos de esquerda existentes na Islândia na época (o Partido Social Democrático, a Aliança das Pessoas, a Lista das Mulheres e o Despertar Nacional). Então os partidos se uniram formalmente em 2000. Este partido surgiu da necessidade de unificar todos os partidos de esquerda em um único partido político capaz de deter o domínio do Partido Independente, que é de direita.

Ícone de esboço Este artigo sobre a Islândia é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.