Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil
Logotipo da AIECB
Orientação Paraeclesiástica
Origem 10 de agosto de 1967

A Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (ALIANÇA), fundada em 10 de agosto de 1967, é uma organização paraeclesiástica sem fins lucrativos que tem por objetivos: pregar de forma genuína o conteúdo da Bíblia Sagrada, promover o amor fraternal entre as igrejas a ela filiadas, incentivar os interesses espirituais e temporais das igrejas, colaborando na coordenação dos mesmos, fundar e administrar instituições de ensino, fazer parceria com orfanatos, creches, asilos e estabelecimentos congêneres.

A ALIANÇA foi organizada por um grupo de pastores (Jônatas Ferreira Catão, Raul de Souza Costa, José Quaresma de Mendonça, Isaías Correia dos Santos, Moisés Francisco de Melo, Roberto Augusto de Souza, João Barbosa de Lucena e Geraldo Batista dos Santos) que faziam parte da União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil(UIECB), mas que, por questões de natureza teológica (batismo com o Espírito Santo, considerado uma segunda bênção, e manifestações contemporâneas carismáticas dos dons espirituais), haviam sido excluídos dela.

A ALIANÇA hoje tem igrejas filiadas ao seu quadro, campos missionários e congregações distribuídos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Ceará, Minas Gerais, Alagoas, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Amapá e Distrito Federal e além de trabalhos na Bolívia, Espanha e Ásia, possui também seminários e um quadro de pastores e missionários, bem como evangelistas e presbíteros.

A ALIANÇA também é formada por departamentos que tratam das questões missiológicas (DOM), teológicas (DET), de publicações e educação religiosa (DERP), de missionárias (DEMIC), de jovens (DEMEC), de adolescentes (DNAEC), de senhoras (DAC) e de homens (DHEC).

A ALIANÇA tem como princípios doutrinários Os Vinte e Oito artigos da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo, assim como a UIECB, mas com pequenas variâncias, notadamente na questão pneumatológica (estudo a respeito do Espírito Santo).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]