Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa (partido)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Partido Europeu dos Liberais, Democratas e Reformistas, (fundado em 1993) é um partido liberal activo na União Europeia, composto por 49 partidos nacionais liberais e centristas de toda a Europa.

Tendo sido criado de uma confederação de partidos políticos nacionais nos anos setenta, o ELDR é actualmente um partido Europeu, legalizado como organização sem fins lucrativos sob a lei Belga. Apesar deste estatuto legal, o ELDR ainda não conseguiu obter um envolvimento significativo por parte de membros individuais e é principalmente uma confederação de partidos políticos nacionais.

Em 2007, o ELDR era a terceira maior força política representada nas organizações da União Europeia, com 62 deputados no Parlamento Europeu e 8 membros na Comissão Europeia.

O Partido é representado no Parlamento Europeu pelo grupo ALDE, criando em conjunto com o centrista Partido Democrático Europeu, que é dominado pelos deputados do ELDR.

A juventude do Partido ELDR é a Juventude Liberal Europeia que é composta maioritariamente por jovens e estudantes de organizações liberais de toda a Europa e que contém um pequeno número de membros individuais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]