Alice Comyn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alice Comyn
Condesa de Buchan
Lady Beaumonte
Cônjuge Henrique de Beaumonte, 4.º Conde de Buchan
Descendência
Catherine, Condessa de Atholl
Isabel de Beaumonte, Lady Audley
Ricardo de Beaumonte
João de Beaumonte
Tomás de Beaumonte
Alice de Beaumonte
Joana de Beaumonte, Lady FitzWarin
Beatrice, Condessa de Dammartin
João de Beaumonte, 2.º Lorde Beaumonte
Isabel de Beaumonte, Duquesa de Lencastre
Casa Casa de Balliols
Pai Alexandre Comyn, Xerife de Aberdeen
Mãe Joana le Latimer
Nascimento 1289
Aberdeen Escócia
Morte 3 de Julho de 1349 (60 anos)
Escócia

Alice Comyn, Condessa de Buchan, Lady Beaumont (12893 de julho de 1349) foi uma membro da nobreza normando-escocesa sendo uma membro da ponderosa Família Comyn, da Casa de Balliols, que eram pretendentes do trono escoces contra seus rivais da Casa de Bruce. Ela eram sobrinha de João Comyn, Conde de Buchan a qual ela também era herdeira. O Condado de Buchan, no entanto, foi mais tarde reivindicado pelo marido de Alice Henrique de Beaumonte, Conde de Buchan por direito de sua esposa.

Alice foi a avó materna de Branca de Lencastre, e, portanto, bisavó do rei Henrique IV de Inglaterra.

Foi luta continuada de seu marido por seu titulo herdado uma das causas da Segunda Guerra de Independência Escocesa.

Familiares[editar | editar código-fonte]

Alice nasceu em Aberdeenshire, Escócia, em 1289; a filha mais velha de Alexander Comyn, xerife de Aberdeen e Joan Le Latimer, e neta de Alexander Comyn, Conde de Buchan. Tinha uma irmã mais nova, Margarida, que mais tarde iria se casar com Sir João Ross, e depois com Sir William Lindsay, Lorde de Symertoun. [1]

Os avós paternos de Alice foram Alexander Comyn 2.º Conde de Buchan, chefe de justiça e Constable da Escócia, e Isabel de Quincy, e seus avós maternos eram Guilherme Le Latimer e Alicia Ledet. O Tio de Alice foi João de Comyn, Conde de Buchan, um dos nobres mais poderosos na Escócia. O conde, que morreu em dezembro de 1308, foi casado com Isabel MacDuff, mas o casamento não gerou filhos. Alice era herdeira João de Comyn para o título de Condessa de Buchan, embora o condado tenha sido confiscado pela coroa antes da morte de seu tio na Inglaterra, para onde tinha ido como um fugitivo.

Branca de Lencastre era avó de Alice Comyn e Henrique de Beaumontee

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Pouco antes de 14 de julho de 1310, Alice casou com Henrique de Beaumontee, Lorde Beaumontee, o filho de Luíz de Brienne, Visconde de Beaumontee e Agnes, Viscondessa de Beaumonte. Após seu casamento, ela foi denominada comoLady Beaumonte. Henrique foi uma figura chave nas guerras anglo-escocesas dos séculos 13 e 14. Em consequência de seu casamento com Henrique, Alice tinha se tornado, aos olhos de escocêses, irremediavelmente Inglêsa, portanto, os escocêses reconheciam o direito da irmã Margarida para o Condado de Buchan e negavam o de Alice. [1]

O casamento produziu dez filhos:[2]

Condessa de Buchan[editar | editar código-fonte]

Em abril de 1313, Isabel de MacDuff, viúva do tio de Alice, João Comyn, foi colocada sob a custódia dos Beaumonte, após sua libertação da prisão. Ela tinha sido confinado em uma cela durante quatro anos por ordens do Rei Eduardo I depois de ter coroado Roberto de Bruce rei da Escócia em março 1306. Em 1310, ela foi mandada para um convento, e três anos mais tarde foi enviada a uma das casas senhoriais de Beaumont, onde morreu em uma data desconhecida.

Em 1314, Henrique de Beaumonte lutou na Batalha de Bannockburn do lado Inglês.

Em algum momento entre 1317 e 1321, Alice conseguiu as propriedades inglesas de sua irmã mais nova, Margarida.

Em 22 de janeiro de 1334, o marido de Alice, Henrique foi convocado para o Parlamento como Conde de Buchan. Ele foi reconhecido comoc onde desde essa data até 16 de novembro de 1339. Em 10 de Fevereiro de 1334, ele se sentou no Parlamento escocês com o mesmo título. A implacável perseguição de Henry pelo condado de que Alice havia herdado foi um dos fatores que levaram à Segunda Guerra de Independência Escocesa entre os Comyns e seus antigos rivais, a Casa de Bruce.

Alice morreu em 3 de julho de 1349 com a idade de sessenta anos. Seu marido Henrique tinha morrido em 1340 nos Países Baixos, onde tinha ido com o Rei Eduardo III de Inglaterra. Com a morte de Alice, o condado de Buchan foi passado aos herdeiros da família Comyn.

Entre os numerosos descendentes de Alice estão incluídos, os reis Henrique IV de Inglaterra e Henrique V de Inglaterra, Filipa de Lencastre, Ana Bolena, e Humphrey Kynaston.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Charles Cawley, Medieval Lands, Scottish Nobility, Earls of Buchan (Comyn)
  • www.thePeerage.com/p. 10293.htm#102928
  1. a b Charles Cawley, Medieval Lands, Scottish Nobility, Earls of Buchan (Comyn)
  2. www.thePeerage.com/p.10293.htm#102928