Alice Springs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Localização de Alice Springs na Austrália.
Alice Springs.

Alice Springs é uma cidade do Território do Norte, na Austrália. Segundo o censo de 2011 tinha 25 186 habitantes. Alice Springs é a segunda cidade mais populosa do Território do Norte, e está situada no centro geográfico da Austrália. A altitude média da cidade é de 576 metros acima do nível do mar.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Clima[editar | editar código-fonte]

Gráfico climático para Alice Springs
J F M A M J J A S O N D
 
 
43
 
36
21
 
 
38
 
35
21
 
 
51
 
32
17
 
 
18
 
28
12
 
 
18
 
23
8
 
 
15
 
19
4
 
 
15
 
19
3
 
 
13
 
22
6
 
 
10
 
26
9
 
 
20
 
31
14
 
 
28
 
33
18
 
 
36
 
36
20
Temperaturas em °CPrecipitações em mm
Fonte: Canal do tempo

O clima da cidade é árido, com verões quentes e invernos frios. A secura da cidade estimula grandes variações de temperatura em um único dia, principalmente no inverno e início da primavera, que é o período mais seco. Apesar de o clima ser árido, pode ocorrer chuva forte com trovoadas no verão, e essa chance de chuva forte aumenta quando o Oceano Pacífico Equatorial está sob o fenômeno La Niña. O índice de precipitação anual média é 279,2 mm, mas pode variar muito de ano para ano, em 2001 choveu 741 mm e em 2002 choveu apenas 198 mm.[1]

Durante o verão a temperatura pode passar dos 35°C facilmente, podendo chegar aos 40 °C nos dias mais quentes. A altitude de quase 600 metros impede que a temperatura seja ainda mais alta. Essa estação é um pouco mais chuvosa por que às vezes o ar tropical do Norte do país consegue atingir a região. E essas chuvas que ocorrem no verão que faz com a variação de temperatura diminua um pouco no verão. A temperatura durante à tarde pode cair 15 °C em um período de 10 minutos quando começa a chover.

No inverno, a perda de radiação durante à noite, provocada pelo ar muito seco, faz a temperatura baixar muito, podendo ficar negativa durante alguns dias do ano, devido à chegada de massas de ar frio. Mas mesmo sem essas massas de ar a temperatura ao amanhecer fica baixa na maioria dos dias. A chuva no inverno depende de frentes frias de forte intensidade, e quando chove no inverno, a temperatura máxima pode ficar abaixo de 10 °C.

O outono e a primavera são períodos de transição entre a estação quente e a fria. Não há muitas mudanças no regime de chuvas. No começo da primavera chove menos porque as frentes frias perderam sua intensidade e o ar úmido do norte do país ainda não chegou à cidade, mas à medida que a estação se consolida, o volume volta a aumentar.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Religião[editar | editar código-fonte]

Segundo Censo de 2001, 55,7% praticavam alguma religião. Destes:

  • 33,5% eram Protestantes (Anglicanos, Unidos e Luteranos, principalmente);
  • 21,08% eram Católicos;
  • 1,12% eram Budistas.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Alice Springs
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Austrália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.