Alien vs. Predator (Jaguar)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alien vs Predator
Produtora Rebellion
Editora(s) Atari Corporation
Plataforma(s) Atari Jaguar
Data(s) de lançamento
Gênero(s) Tiro em 1ª pessoa
Modos de jogo Single Player
Número de jogadores 1
Média Cartucho
Controles Gamepad
Idioma Inglês

Alien vs Predator é um jogo de Video game desenvolvido pela Rebellion Software e publicado pela Atari Corporation para o console Atari Jaguar em 1994. Baseado na franquia Alien vs. Predator, o jogo permite ao jogador controlar três personagens diferentes: Alien, Predator ou o humano Private Lance Lewis da Colonial Marines.

O jogo[editar | editar código-fonte]

O jogo é do gênero tiro em 1ª pessoa, com ambientes tridimensionais. Cada jogador posuiu seu próprio cenário, armas e habilidades.

Quando o jogador utiliza o Alien', o objetivo é resgatar a raínha Alien' que foi capturada e está presa na nave do Predator. O jogador deve confrontar inúmeros Marines e Predators através de diversos sub-níveis na nave espacial visando resgatar a raínha Alien. O Alien é incapaz curar-se da danos mas pode infectar Marines com seu ovo (que originará o Alien guerreiro); e se o Alien morrer, um Marine infectado por um ovo Alien será o novo Alien, permitindo ao jogador continuar o jogo. O Alien é também incapaz de utilizar elevadores, ao invés disso pode utilizar dutos de ar para alcançar diferentes locais na nave.

Como Predator, o objetivo do jogador é localizar e destruir a raínha Alien. O Predator utiliza elevadores para alcançar diferentes níveis da nave, é também apto a carregar medical kits que ele pode mesmo pode utilizar para curar-se e recuperar energia, e possui ainda um dispositivo para tornar-se invisível. Quando o jogador utiliza o Predator, o sistema de armas e pontos é baseado em como o jogador escolhe matar os inimigos. Matar um inimigo quando está invisível resulta em menos pontos, o que pode fazer o jogador perder as armas que está equipado. Destruir um inimigo quando está visível, ao contrário, resulta em mais pontos que por sua vêz permitem acessar novas armas.

Quando o jogador controla Private Lewis, o objetivo é escapar da base militar que foi invadida por Aliens e Predators. No início do jogo, Lewis está no calabouço da base e não possui armas, sensor de movimento ou apuramento de segurança. O jogador deve localizar armas e cartões de segurança na ordem correta para defender-se de inimigos e acessar novos níveis da base, ativar o mecanismo de auto-destruição da base e escapar em uma pequena nave. Lewis pode utilizar kits médicos para curar-se e recuperar energia mas não pode carregá-los e deve utilizá-los imediatamente. As armas disponíveis incluem shotgun, Pulse-Rifle, lança-chamas e a Smart Gun. Como Lewis o jogador pode utilizar dutos de ar e elevadores para acesar os diferentes níveis da base.

Recepção no mercado[editar | editar código-fonte]

Sem dúvida, um dos melhores jogos do Atari Jaguar, foi ansiosamente aguardado após vários atrasos de lançamento. A maioria dos reviews do jogo foi favorável,[1] com comentários destacando a pesada atmosfera, diversidade de modos de jogos através dos diferentes tipos de personagens e a maior dependência de estratéria em relação aos jogos padrão de tiro em 1ª pessoa.[2]

Referências