Aliko Dangote

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aliko Dangote
Aliko Dangote em 2011
Nome completo Alhaji Aliko Dangote
Conhecido(a) por Fundar e dirigir a Dangote Group
Nascimento 10 de abril de 1957 (57 anos)
Kano
Residência Lagos
Nacionalidade Nigéria Nigeriano
Fortuna Aumento 20.8 bilhões (2013) USD[1]
Parentesco Mohammed Dangote
Filho(s) 4
Ocupação Empresário
Empregador Dangote Group
Cargo presidente e CEO do Dangote Group
Religião islã
Página oficial
Dangote Group

Alhaji Aliko Dangote, ou simplesmente Aliko Dangote MFR, GCON[2] , (Kano, 10 de abril de 1957) é um empresário nigeriano, e segundo a revista Forbes uma das pessoas mais ricas do mundo, sendo este a mais rica da África.[3]

início de carreira[editar | editar código-fonte]

Aliko Dangote nasceu em Kano uma grande cidade nigeriana que desde 1809 é abitada pelos Fulani, uma antiga etnia de nómades da África ocidental da qual Aliko Dangote faz parte, desde 1977 atua no setor industrial, inicialmente como um pequeno comerciante de cimento e açúcar e produtos alimentícios, hoje o Dangote Group possui mais de 11.000 funcionários e sua sede fica em Lagos, a maior cidade da Nigéria.

Vista da cidade de Kano onde Dangote nasceu.

Se formou na Universidade Al-Azhar, no Cairo, e possui uma enorme passagem na política interna de seu país, já apoiou diversos candidatos políticos que venceram em eleições locais.

Em 14 de novembro de 2011, ele foi premiado com a honraria mais alta da Nigéria, membro da Ordem da República Federal (MF ) pelo presidente Goodluck Jonathan, com quem possui relações políticas e econômicas, já que o próprio Aliko Dangote assumiu ter relações com a política interna e externa de seu país.

Sua empresa é uma das maiores instituições privadas da África e de seu país com um lucro de mais de US$350 milhões em 2011[4] .

Negócios e fortuna[editar | editar código-fonte]

Aliko Dangote, é dono do Dangote Group[5] , um grande conglomerado da Nigéria, que atua em múltiplos setores industriais como a Indústria de cimento e alimentos, o grupo Dangote possui como principais produtos de venda açúcar, refrigerantes, arroz, batata, farinha e cimento, e também o setor de investimentos e seguros bancarios, o grupo Dangote atua principalmente na Nigéria, Gana, Benin, Togo e África do sul, Aliko Dangote é a pessoa mais rica da Nigéria e do continente africano, com uma fortuna extimada em 11.2 bilhões de dólares segundo a revista Forbes[6] [7] de 2011, ele ficou neste ano uma posição a frente do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Aliko Dangote controla grande parte do comércio e de commodities da Nigéria através de suas conexões empresariais e políticos, o grupo Dangote foi fundado originalmente como uma pequena empresa de açúcar em 1977, e hoje rende milhões de dólares em lucro líquido. O grupo Dangote deixou de ser uma pequena empresa de comércio para ser o maior grupo industrial da Nigéria.

Em 23 de maio de 2010 o jornal britânico Daily Mirror anunciou que Aliko Dangote estaria interessado em comprar 16% das ações da premier League do Arsenal. Aliko negou essas afirmações.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Aliko Dangote na revista Forbes de 2011 (em inglês). Forbes. Página visitada em 7 de junho de 2014.
  2. O empresário mais rico da África. (em inglês). African success. Página visitada em 1 de dezembro de 2011.
  3. Aliko Dangote in 2011. (em inglês). Black Profiles. Página visitada em 4 de dezembro de 2011.
  4. Dangote Cement Now Nigeria’s Biggest Firm, Invests In S/Africa (em inglês). PM news. Página visitada em 18 de novembro de 2011.
  5. Dangote group (em inglês). Dangote group. Página visitada em 6 de dezembro de 2011.
  6. [1]
  7. Aliko Dangote, Nigeria's first billionaire cements his fortune (em inglês). CNN.com. Página visitada em 2 de novembro de 2011.
  • Barau, A.S. (2007) The Great Attractions of Kano. Research and Documentation Directorate, Government House Kano

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.