Alimento básico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O pão é considerado um dos alimentos básicos nas culturas do ocidente.
O arroz é um alimento básico símbolo da culinária asiática, embora não seja tanto em alguns países ocidentais.

O alimento básico é considerado como aquele alimento imprescindível pelo conteúdo de seus nutrientes em uma dieta. Deve ser entendido como um conceito relativo a uma cultura culinária, não aplicável de forma absoluta a outras. Por regra geral é um alimento que proporciona energia (calorias) e que possui um certo conteúdo de carboidratos, sua elaboração está muito ligada aos ingredientes mais disponíveis no local.

Usos do termo[editar | editar código-fonte]

Por regra geral é um conceito relativo muito ligado às diversas culturas culinárias assim como aos contextos geográficos. Um exemplo pode ser visto no pão que é para a cultura ocidental um alimento básico enquanto que para a Ásia não é mais básico que o arroz e seus derivados. O que anteriormente podia ser considerado um alimento básico, pode tempos depois não ser mais.

Ícone de esboço Este artigo sobre Nutrição é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.