Alinghi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Alinghi é o nome utilizado há muito tempo nos barcos da família Bertarelli e nomeadamente ao trimaran que ganhou o Bol d’Or no Lago Lemano em 1997 [1] . Esse mesmo nome foi empregue quando Ernesto Bertarelli decidiu formar um sindicato para tomar parte na 31 Taça América a ser organizada em Auckland, na Nova Zelândia.

Alinghi, da Sociedade Náutica de Genebra, ganhou a 31 competição em 2003 contra o Team New Zealand e foi assim um pais sem costa marítima que depois de 152 anos trouxe pela primeira vez a taça para a Europa [2] . Só a Inglaterra, que aliás criou a competição em 1851, a tinha ganho [3] . Em 2007 desta vez em Valência, Espanha - a regata tem de ter lugar em mar aberto e a suíça é um pais interior - voltou a ganhar, desta vez como "defensor", contra o mesmo sindicato. Alinghi perde a taça contra o sindicato americano, Golden Gate Yacht Club, em 2010.

Tendo sido criada em 1851, a Taça América é o mais antigo troféu ainda disputado hoje em dia. O seu nome original era "Coupe des Cent Guinées" porque o vencedor recebia a taça desenhada por Robert Garrard, o joalheiro da Casa Real Inglesa, que tinha sido estimada em 100 guineos [4] . A Taça América chama-se assim devido ao nome do barco que pela primeira vez ganhou a regata.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]