Alinghi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alinghi
Barco Alinghi de 2006
Nome Sociedade Náutica de Genebra
Fundação 2000
Localização Suíça
Presidente Ernesto Bertarelli
Treinador(a) Brad Butterworth

Alinghi é o consórcio criado por Ernesto Bertarelli, utilizando a licença desportiva da Sociedade Náutica de Genebra para participar na 31ª Taça América em 2000.

A família Bertarelli teve vários iates pequenos chamados Alinghi antes de 2003, nomeadamente o trimaran que ganhou o Bol d’Or no Lago Lemano em 1997 [1], quando disputou pela primeira vez a Taça América, organizada em Auckland na Nova Zelândia.

O Alinghi venceu a Taça América de 2003 contra o Team New Zealand do Royal New Zealand Yacht Squadron, e pela primeira vez em 152 anos um país sem costa marítima venceu a competição.[2]. A Inglaterra, que criou a competição em 1851, tinha sido o único país europeu até então a vencer a prova. Em 2007 desta vez em Valência, Espanha (escolhida em detrimento de Lisboa, Marselha e Nápoles, dado a Suíça ser um país interior) o Alinghi conseguiu defender com sucesso o título, novamente contra o Team New Zealand.

Na edição de 2010, novamente realizada em Valência, o Alinghi perdeu a taça para os americanos do Golden Gate Yacht Club e a sua equipa BMW Oracle Racing.

Em novembro de 2010, Alinghi informou que não participaria na edição de 2013, dedicando a competições de iates mais pequenos.


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]