Alistair MacLean

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alistair MacLean
Question book.svg
Este artigo não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Alistair Stuart MacLean (Original: Alasdair MacGill-Eain (28/4/1922 - 2/2/1987)) foi um escritor escocês, autor de thrillers e estórias de aventura, dos quais o mais famoso é Os Canhões de Navarone (The Guns of Navarone) e O Desafio das Águias (Where Eagles Dare). Ele também usou o pseudônimo Ian Stuart.

Vida[editar | editar código-fonte]

MacLean era filho de um pastor protestante e aprendeu a língua inglesa como sua segunda língua. Nasceu em Glasgow, mas passou a maior parte de sua infância e juventude em Daviot, 10 milhas ao sul de Inverness.

Ele se alistou na Marinha Real Britânica em 1941, servindo na Segunda Guerra Mundial nos postos de marinheiro de 1ª e 2ª classe e operador de torpedo. Ele foi dispensado da Marinha Real Britânica em 1946. Começou então a estudar Inglês na Universidade de Glasgow, formando-se em 1953, quando começou a trabalhar como professor.

Enquanto universitário, MacLean começou a escrever contos para obter dinheiro extra, ganhando uma competição em 1954 com o conto marítimo "Dileas". A editora Collins convidou-o a escrever um romance e ele escreveu HMS Ulysses, baseado em suas próprias experiências de guerra. O livro foi um sucesso e em pouco tempo MacLean pôde se dedicar inteiramente a escrever livros de guerra, espionagem e outras aventuras.