Alistair Overeem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alistair Overeem
Nome de nascimento Alistair Cees Overeem
Data de nascimento 17 de maio de 1980 (34 anos)
Local de nascimento Hounslow, Inglaterra
 Reino Unido
Nacionalidade Países Baixos holandês
Altura 1.95 m
Peso 120 kg
Divisão MMA: Meio-pesado(1999 a 2007)
Peso-pesado (desde 2007)
K-1: Peso Super-pesado
Envergadura 203 cm
Modalidade Muay Thai, Kickboxing e Submission Grappling
Equipe Jackson's MMA
Anos ativo 1999 - presente
Cartel profissional de Kickboxe
Total 14
Vitórias 10
Por nocaute 7
Derrotas 4
Por nocaute 3
Cartel no MMA
Total 53
Vitórias 38
Por nocaute 16
Por finalização 19
Por decisão 3
Derrotas 14
Por nocaute 9
Por finalização 2
Por decisão 3
Sem resultado 1
Outras informações
Parentes notáveis Valentijn Overeem, irmão
Página Oficial http://www.thereem.com/
Alistair Overeem no Sherdog

Alistair Cees Overeem (Hounslow, 17 de maio de 1980) é um kickboxer e lutador de MMA holandês nascido na Inglaterra. Foi campeão peso-pesado do Strikeforce, campeão interino peso-pesado do DREAM e campeão do K-1 World Grand Prix, e único lutador da história a ser detentor de um título mundial de um evento de MMA e do K-1 (kickboxing) ao mesmo tempo. Ele detém vitórias notáveis ​​sobre MMA Vitor Belfort (x2), Fabricio Werdum, Mark Hunt, Paul Buentello, Todd Duffee, Brett Rogers e Brock Lesnar. Overeem é conhecido também por sua enorme quantidade de massa muscular , sendo essa atribuída muitas vezes a uso de esteroides anabolizantes. Joe Rogan , comentarista oficial do UFC , uma vez assim definiu Overeem : Os caras que lutam com ele tem que torcer para sobreviverem no primeiro Round , porque passando para o Round seguinte , eles tem chance de vencer Alistair . Ele(Overeem) sabe que é o cara mais forte entre todos os outros lutadores do UFC , esse cara é simplesmente uma torre de músculos , se um soco dele entrar em cheio , é nocaute na certa .

Overeem é um dos mais polêmicos lutadores da história do MMA. Depois que o gigante holandês começou a ostentar a enorme quantidade de músculos que hoje detém, o peso-pesado teve seu nome ligado ao uso de substancias ilegais, mais precisamente esteroides anabolizantes. A suspeita sobre o possível uso dessas substancias pelo ''The Reem'' aumentou quando ele foi pego no exame antidoping feito logo após sua vitória sobre o gigante americano Brock Lesnar. O exame de Overeem acusou índices de testosterona muito elevados quando comparado a um ser humano normal.

Alistair também é conhecido pelo seu jeito marrento e arrogante, no qual virou um de suas marcas, da maneira sempre imponente no qual se comporta nas entrevista já foram motivos de várias desavenças entre o lutador e jornalistas.

Overeem também é odiado por muitos outros lutadores.

Dentro do octógno, Overeem é um nocauteador nato. Com seu estilo no qual mistura Muay Thai e KickBoxing, Alistair se tornou um dos strikes mais famosos da história dos pesos-pesados do MMA. Demonstrando um jogo em pé sempre afiado, Overeem mistura bem suas fatais joelhadas com seus potentes socos. Joe Rogan, comentarista oficial do UFC, se refiriu ao jogo em pé de Overeem da seguinte maneira: '' Tudo nesse cara é pesado, são 120 kg de pura massa muscular, todos os golpes que ele aplica doem mais nos seus oponentes do que se fosse outro lutador. Joelhadas, chutes, socos, tudo nele é pesado, ele é um tanque pronto pra demolir tudo que vier na sua frente''.

Carreira no Kickboxing[editar | editar código-fonte]

Overeem teve sua primeira luta de kickboxing profissional aos 17 anos, em uma luta sob as regras do K-1, em 15 de novembro de 1997. Depois disso, ele lutou contra Paulo Hordijk, vencendo por decisão, no dia 14 março de 1999. Alistair depois foi para o K-1, com duas lutas de K-1 Kickboxing em 6 anos contra Errol Parris e Glaube Feitosa. Alistair foi derrotado em ambos os combates e ficou com o MMA a partir de então. Ele não lutou no K-1 por mais 4 anos.

Em 31 de dezembro de 2008, Overeem enfrentou Badr Hari sob as regras do K-1. Ele derrotou Hari por nocaute no primeiro round. Depois disso, ele enfrentou Remy Bonjasky, o atual campeão do K-1 na época. Overeem imprimiu um estilo agressivo no primeiro e segundo assaltos, mas no terceiro foi derrubado por um gancho de direita do Bonjasky, que assim garantiu uma vitória por decisão unânime. Todos os três juízes marcaram 30-28.

Em 26 de setembro, no K-1 World Grand Prix 2009 Final 16, tendo sido selecionados por votação de fãs após suas performances impressionantes contra o Remy Bonjasky e Badr Hari, Overeem chocou o mundo de kickboxing, conseguindo um enorme transtorno. Ele derrotou o mais longo membro a lutar no K-1, o três vezes campeão Peter Aerts por decisão unânime. No K-1 World Grand Prix 2009 Final, Overeem nocauteou o campeão de Caratê Kyokushin, o brasileiro Ewerton Teixeira com uma joelhada no primeiro assalto, mas perdeu para Badr Hari por TKO (chute na cabeça) nas semifinais.

Após vencer uma das seletivas do do K-1 World Grand Prix, em Yokohama, Overrem se classificou para o evento final. Em 11 de dezembro, no Ariake Coliseum Alistair lutou o K-1 World Grand Prix 2010 Final e se sagrou campeão do K-1. Nas quartas-de-final, ele derrotou Tyrone Spong por decisão unânime. Na semifinal, Alistair chegou enfrentou seu companheiro de equipe Gokhan Saki, que foi derrotado por nocaute técnico primeiro assalto, após desferir um chute de esquerda, quebrando o braço do adversário. Na final, ele lutou contra Peter Aerts pela segunda vez. Alistair lutou de forma agressiva e nocauteou Peter no primeiro assalto.

Carreira no MMA[editar | editar código-fonte]

Estreou em 20 de julho de 2002 no Pride, derrotando Yusuke Imamura por knock-out técnico em 45 segundos.

Lutou contra os brasileiros: Mauricio Rua por duas vezes, Ricardo Arona, Antônio Rogério Nogueira duas vezes, e Glaube Feitosa, sendo que perdeu para todos estes. Também lutou duas vezes contra Vítor Belfort e ganhou os dois combates.

Em 16 de novembro de 2007, Overeem derrotou Paul Buentello por submissão, tornando-se o primeiro campeão de peso-pesado do Strikeforce.[1]

No dia 14 de maio de 2010, Alistair lutou contra o norte-americano Brett Rogers, defendendo pela primeira vez o cinturão dos pesados do Strikeforce. Luta na qual venceu por nocaute técnico no 1º assalto.

Overrem enfrentou o lutador norte-americano Todd Duffee, no dia 31 de dezembro de 2010, luta em que o kickboxer holandês venceu por nocaute no 1º assalto, tornando-se campeão interino peso-pesado do DREAM.

No dia 18 de junho, lutou contra o brasileiro Fabrício Werdum nas Quartas-de-Final do Strikeforce GP. Venceu a luta por decisão unânime.

Ultimate Figthing Championship[editar | editar código-fonte]

Em 30 de dezembro de 2011, Alistair Overeem estreou com vitória no UFC, com um nocaute técnico, sobre o ex-campeão Brock Lesnar. Após uma série de joelhadas e um chute certeiro no fígado, o gigante de 120.6 kg desabou e em seguida, o lutador holandês aplicou um arsenal de socos até a intervenção do árbitro. Logo após a derrota, Lesnar anunciou a sua aposentadoria.

O lutador virou o desafiante ao título de Júnior Cigano, e o enfrentaria em 26 de maio de 2012 no UFC 146, mas um mês antes da luta acabou retirado do evento por ter testado positivo no exame anti-doping e não solicitar contra-prova. Frank Mir foi escolhido para ser seu substituto na luta.

Overeem teve sua proxima luta marcada para o UFC 156 em 2 de fevereiro de 2013, contra o brasileiro Antônio Pezão. Se Overeem vencesse essa luta, ele ganharia novamente a tão esperada disputa de cinturão (pois na primeira foi pego no antidoping ainda na preparação pra luta), contra o atual campeão Cain Velasquez, porém, perdeu a luta, após hostilizar Antônio Pezão Silva durante todo combate.[2]

Overeem era esperado para enfrentar Junior Cigano novamente em 25 de maio de 2013 no UFC 160, porém uma lesão o tirou do evento e foi substituído por Mark Hunt.

O holandês enfrentou Travis Browne em 17 de agosto de 2013 no UFC Fight Night: Shogun vs. Sonnen e amargou sua segunda derrota seguida ao perder por nocaute no primeiro round.

Overeem era esperado para enfrentar Frank Mir em 16 de novembro de 2013 no UFC 167, porém, a luta foi movida para o UFC 169.[3] Overeem conseguiu vencer o americano por decisão unânime.

O holandês foi novamente nocauteado, dessa vez pelo também veterano Ben Rothwell em 5 de setembro de 2014 no UFC Fight Night: Jacaré vs. Mousasi II. A luta terminou com um nocaute técnico no primeiro round.

Overeem enfrentou o também holandês Stefan Struve em 13 de dezembro de 2014 no UFC on Fox: dos Santos vs. Miocic e enfim conseguiu vencer, por nocaute no primeiro round.

Titulos Conquistados e Honrarias[editar | editar código-fonte]

  • Lutador Internacional do Ano de 2010 e 2011 – (World MMA Awards)
  • Campeão interino do (DREAM Heavyweight Championship desde 2010)
  • Campeão do (K-1 World Grand Prix Heavyweight Championship em 2010)
  • Campeão do (Strikeforce Heavyweight Championship desde 2007 - Último Campeão do Evento já extinto após sua aquisição pela Zuffa, empresa controladora do UFC)
  • Campeão do (2Hot 2Handle Light Heavyweight Championship em 2002 e 2004)

Cartel no MMA[editar | editar código-fonte]

Res. Cartel Oponente Método Evento Data Round Tempo Local Notas
Vitória 38-14 (1) Países Baixos Stefan Struve Nocaute Técnico (socos) UFC on Fox: dos Santos vs. Miocic 13/12/2014 1 4:13 Estados Unidos Phoenix, Arizona
Derrota 37-14 (1) Estados Unidos Ben Rothwell Nocaute Técnico (socos) UFC Fight Night: Jacaré vs. Mousasi II 05/09/2014 1 2:19 Estados Unidos Ledyard, Connecticut
Vitória 37-13 (1) Estados Unidos Frank Mir Decisão (unânime) UFC 169: Barão vs. Faber II 01/02/2014 3 5:00 Estados Unidos Newark, New Jersey
Derrota 36-13 (1) Estados Unidos Travis Browne Nocaute (chute frontal e socos) UFC Fight Night: Shogun vs. Sonnen 17/08/2013 1 4:08 Estados Unidos Boston, Massachusetts
Derrota 36-12 (1) Brasil Antônio Pezão Nocaute (socos) UFC 156: Aldo vs. Edgar 02/02/2013 3 0:25 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Vitória 36-11 (1) Estados Unidos Brock Lesnar Nocaute Técnico (chute no corpo e socos) UFC 141: Lesnar vs. Overeem 30/12/2011 1 2:26 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Vitória 35-11 (1) Brasil Fabrício Werdum Decisão (unânime) Strikeforce: Overeem vs. Werdum 18/06/2011 3 5:00 Estados Unidos Dallas, Texas Quartas de Final do Torneio dos Pesados do Strikeforce.
Vitória 34-11 (1) Estados Unidos Todd Duffee Nocaute (joelhedas e socos) Dynamite!! 2010 31/12/2010 1 0:19 Japão Saitama Ganhou o Cinturão Peso Pesado do DREAM; Depois vagou o título.
Vitória 33-11 (1) Estados Unidos Brett Rogers Nocaute Técnico (socos) Strikeforce: Heavy Artillery 15/05/2010 1 3:40 Estados Unidos St. Louis, Missouri Defendeu o Cinturão Peso Pesado do Strikeforce.
Vitória 32-11 (1) Japão Kazuyuki Fujita Nocaute (joelhada) Dynamite!! 2009 31/12/2009 1 1:15 Japão Saitama
Vitória 31-11 (1) Inglaterra James Thompson Finalização (guilhotina) Dream 12 25/10/2009 1 0:33 Japão Osaka
Vitória 30-11 (1) Estados Unidos Tony Sylvester Finalização (guilhotina) Ultimate Glory 11: A Decade of Fights 17/10/2009 1 1:23 Países Baixos Amsterdam
Vitória 29-11 (1) Canadá Gary Goodridge Finalização (kimura) Ultimate Glory 10: The Battle of Arnhem 09/11/2008 1 1:42 Países Baixos Arnhem
NC 28-11 (1) Croácia Mirko Filipovic Sem Resultado (joelhada na virilha) Dream 6 23/09/2008 1 6:09 Japão Saitama
Vitória 28-11 Nova Zelândia Mark Hunt Finalização (chave de dedo) Dream 5 21/07/2008 1 1:11 Japão Osaka
Vitória 27-11 Coreia do Sul Lee Tae-Hyun Nocaute (socos e joelhada) Dream 4 15/06/2008 1 0:36 Japão Yokohama
Vitória 26-11 Estados Unidos Paul Buentello Finalização (joelhadas no corpo) Strikeforce: Four Men Enter, One Man Survives 16/11/2007 2 3:42 Estados Unidos San Jose, California Ganhou o Cinturão Peso Pesado Inaugural do Strikeforce.
Derrota 25-11 Rússia Sergei Kharitonov Nocaute (soco) K-1 HERO's - Tournament Final 17/09/2007 1 4:21 Japão Yokohama
Vitória 25-10 Países Baixos Michael Knaap Finalização (guilhotina) K-1 GP 2007 in Amsterdam 23/06/2007 1 4:51 Países Baixos Amsterdam Foi para categoria de Peso Pesado em definitivo.
Derrota 24-10 Brasil Maurício Rua Nocaute (socos) Pride 33 24/02/2007 1 3:37 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Derrota 24-9 Brasil Ricardo Arona Finalização (socos) Pride Final Conflict Absolute 10/09/2006 1 4:28 Japão Saitama
Derrota 24-8 Brasil Antônio Rogério Nogueira Nocaute Técnico (paralisação do córner) Pride Critical Countdown Absolute 01/07/2006 2 2:13 Japão Saitama Retornou para categoria Meio Pesado.
Vitória 24-7 Brasil Vitor Belfort Decisão (unânime) Strikeforce: Revenge 09/06/2006 3 5:00 Estados Unidos San Jose, California
Derrota 23-7 Brasil Fabrício Werdum Finalização (kimura) Pride Total Elimination Absolute 05/05/2006 2 3:43 Japão Osaka Primeiro Round do Grand Prix de Peso Aberto do Pride de 2006.
Vitória 23-6 Inglaterra Nikolajus Cilkinas Finalização (chave de braço) WCFC-No Guts No Glory 18/03/2006 1 1:42 Inglaterra Manchester
Vitória 22-6 Rússia Sergei Kharitonov Nocaute Técnico (joelhadas) Pride 31 26/02/2006 1 5:13 Japão Saitama Foi para a categoria Meio Pesado.
Derrota 21-6 Brasil Maurício Rua Nocaute Técnico (socos) Pride Final Conflict 2005 28/08/2005 1 6:42 Japão Saitama Semifinal do Grand Prix de Médios do Pride de 2005.
Vitória 21-5 Ucrânia Igor Vovchanchyn Finalização (guilhotina) Pride Critical Countdown 2005 26/06/2005 1 1:20 Japão Saitama Quartas de Final do Grand Prix de Médios do Pride de 2005.
Vitória 20-5 Brasil Vitor Belfort Finalização (guilhotina) Pride Total Elimination 2005 23/04/2005 1 9:36 Japão Osaka Primeiro Round do Grand Prix de Médios do Pride de 2005.
Derrota 19-5 Brasil Antônio Rogério Nogueira Decisão (unânime) Pride 29 20/02/2005 3 5:00 Japão Saitama
Vitória 19-4 Japão Hiromitsu Kanehara Nocaute Técnico (paralisação do árbitro) Pride 28 31/10/2004 2 3:52 Japão Saitama
Vitória 18-4 Países Baixos Rodney Glunder Finalização (guilhotina) 2H2H-2 Hot 2 Handle 10/10/2004 2 1:32 Países Baixos Rotterdam
Vitória 17-4 Japão Tomohiko Hashimoto Nocaute Técnico (socos) Inoki Bom-Ba-Ye 2003-Inoki Festival 31/12/2003 1 0:36 Japão Kobe
Derrota 16-4 Estados Unidos Chuck Liddell Nocaute (socos) Pride Total Elimination 2003 10/08/2003 1 3:09 Japão Osaka Quartas de Final do Grand Prix de Médios do Pride de 2003.
Vitória 16-3 Croácia Mike Bencic Finalização (joelhado no corpe e socos) Pride 26 08/06/2003 1 3:44 Japão Yokohama
Vitória 15-3 Estados Unidos Aaron Brink Finalização (guilhotina) 2H2H 6-Simply the Best 6 16/03/2003 1 0:53 Países Baixos Rotterdam
Vitória 14-3 Rússia Bazigit Atajev Nocaute Técnico (joelhada no corpo) Pride 24 23/12/2002 2 4:59 Japão Fukuoka
Vitória 13-3 Países Baixos Dave Vader Nocaute Técnico (paralisação do médico) 2H2H 5-Simply the Best 5 13/10/2002 2 3:17 Países Baixos Rotterdam Ganhou o Título Peso Médio do 2H2H
Vitória 12-3 França Moise Rimbon Finalização (guilhotina) 2H2H 5-Simply the Best 5 13/10/2002 1 1:03 Países Baixos Rotterdam
Vitória 11-3 Japão Yusuke Imamura Nocaute Técnico (joelhada e socos) Pride The Best Vol.2 20/07/2002 1 0:44 Japão Tóquio
Vitória 10-3 Finlândia Vesa Vuori Nocaute Técnico (socos) 2H2H-2 Hot 2 Handle Germany 26/05/2002 1 2:15 Alemanha Krefeld
Vitória 9-3 Rússia Sergey Kaznovsky Finalização (chave de braço) M-1 MFC-Russia vs the World 3 26/04/2002 1 3:37 Rússia São Petersburgo
Vitória 8-3 Rússia Roman Zentsov Finalização (chave de dedo) 2H2H 4-Simply the Best 4 17/03/2002 1 1:26 Países Baixos Rotterdam
Vitória 7-3 Rússia Stanislav Nuschik TKO (joelhadas) 2H2H 2-Simply The Best 18/03/2001 1 0:53 Países Baixos Rotterdam
Vitória 6-3 Geórgia Vladimer Tchanturia Finalização (mata-leão) Rings-King of Kings 2000 Final 24/02/2001 1 1:06 Japão Tóquio
Vitória 5-3 Países Baixos Peter Verschuren Finalização (chave de dedo) It's Showtime - Christmas Edition 12/12/2000 1 1:06 Países Baixos Haarlem
Derrota 4-3 Estados Unidos Bobby Hoffman Nocaute (soco) Rings-Millennium Combine 2 15/06/2000 1 9:39 Japão Tóquio
Derrota 4-2 Rússia Yuriy Kochkine Decisão (dividida) Rings Russia-Rings Russia 20/05/2000 2 5:00 Rússia Yekaterinburg
Vitória 4-1 Japão Yasuhito Namekawa Finalização (chave de braço) Rings-Millennium Combine 1 20/04/2000 1 0:45 Japão Tóquio
Vitória 3-1 Países Baixos Can Sahinbas Nocaute (joelhada) 2H2H 1-2 Hot 2 Handle 05/03/2000 1 2:21 Países Baixos Rotterdam
Vitória 2-1 Inglaterra Chris Watts Nocaute (joelhada no corpo) Rings Holland-There Can Only Be One Champion 06/02/2000 1 3:58 Países Baixos Utrecht
Derrota 1-1 Rússia Yuriy Kochkine Decisão (majoritária) Rings-King of Kings 1999 Block A 28/10/1999 2 5:00 Japão Tóquio
Vitória 1-0 Países Baixos Ricardo Fyeet Finalização (guilhotina) It's Showtime - It's Showtime 24/10/1999 1 1:39 Países Baixos Haarlem

Histórico no Kickboxing[editar | editar código-fonte]

Alistair Overeem kickboxing record

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]