Alkahest

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Alkahest (ou alcahest) é um solvente universal hipotético que possui o poder de dissolver qualquer outra substância, incluindo o ouro. Foi muito procurado pelos alquimistas por sua potencialidade medicinal. Acredita-se que o nome foi inventado por Paracelsus (1493–1541), juntando palavras similares tiradas do árabe, como "alkali". A receita própria de Paracelsus era baseada em cal viva, álcool e carbonato de potássio. Ele acreditou que este elemento era, de fato, a pedra filosofal. Um problema potencial envolvendo o alkahest é que, se ele dissolve tudo, ele não pode ser colocado em um recipiente, pois também o dissolveria. Entretanto, o filósofo Pilalethe especifica que Alkahest dissolve apenas substâncias compostas em suas constituintes, ou seja, apenas elementos. Por exemplo, a água (H2O) teria que ser decomposta em 2 moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, um recipiente de ferro puro (Fe2 normalmente) seria decomposto em apenas Ferro (Fe).

Nos tempos modernos, a água é muitas vezes chamada de solvente universal, pois pode dissolver uma grande variedade de substâncias graças à sua polaridade química.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • P.A. Porto: "Summus atque felicissimus salium": The Medical Relevance of the liquor Alkahest. Boletim da História da Medicina 76(1), p. 1 - 29 (2002), ISSN 0007-5140
  • Eyrénée Philalèthe: "Anthoposophia theomagica", 1650.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

  • Alkahest é o nome de uma banda de rock de Genoa, Itália.
  • Alkahest é o nome de uma organização terrorista no jogo educacional de realidade alternativa Never Rest.
  • Em Fullmetal Alchemist, na série de 2009 e no mangá de 2001, Alkahestry é uma forma de alquimia usada pelos membros da nação inspirada na China, Xing, e ela é voltada para o uso medicinal. Sendo que a mesma terá sido criada por Van Hohenheim, personagem da série baseado no próprio Paracelsus.