All Together Now

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

All Together Now é uma canção da banda The Beatles, composta por Paul McCartney para o álbum Yellow Submarine. Paul tentou fazer com que está música ficasse animada, com o seu vocal solo, e os de John e George ao fundo.

Gravação[editar | editar código-fonte]

A Faixa foi gravada em 12 de maio de 1967 nos Abbey Road Studios e mixados no mesmo dia, mas não foi lançado até 13 de janeiro de 1969, quando apareceu no album de trilha sonora do desenho-animado dos Beatles, “Yellow Submarine”. George Martin faltou nessa sessão de gravações, deixando Geoff Emerick no comando da sala de controle. A canção levou menos de seis horas para gravar e foi gravada em nove tomadas, com o nono sendo o “melhor”.

Composição[editar | editar código-fonte]

Paul foi seu principal compositor. A ideia era que fosse outra "Yellow Submarine", e John ficou satisfeito quando ouviu as torcidas de futebol da Inglaterra cantando a música.

Um dos efeitos do psicodelismo era a renovação do interesse pela inocência da infância, e as rimas infantis começaram a afetar o trabalho pós-Pepper dos Beatles. Iona Opie folclorista e editora do The Oxford Dictionary of Nursery Rhymes, acredita que, quando as frases soam tão familiares, atraem mais a memória compartilhada: "Não posso distinguir nenhuma influência particular em "All Together Now'", ela afirma. "Existem tantas rimas de ABC e há diversas rimas como 'one, two, three, four, Mary at the cottage door...' que estão muito próximas. A música parece ter saído de um inconsciente universal".

Paul confirma tê-la tirado das músicas para criança ("É uma cantiga de brincadeira"), mas diz que também estava brincando com o significado de "All Together Now" ("Todos Juntos Agora"), que podia tanto ser um convite para que todos cantassem em uníssono quanto um slogan para a unidade mundial.

Paul Horn se lembra da música sendo cantada enquanto eles estavam na Índia, mas em vez de "H, I, J, I love you", era "H, I , Jai Guru Dev", em homenagem ao mestre espiritual do Maharishi.


Músicos[editar | editar código-fonte]

  • John Lennon: Banjo e vocal de fundo.
  • George Harrison: Gaita e vocal de fundo.
  • Paul McCartney: Violão, Baixo e solo vocal.
  • Ringo Starr: Bateria e Címbalos de dedo.