All your base are belong to us

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"All your base are belong to us" (AYBABTU) é um meme que ganhou muita popularidade na Internet.

A frase tem origem num diálogo do jogo Zero Wing numa tradução mal feita do japonês para o inglês. O movimento de culto a esse erro começou timidamente com um pequeno grupo de usuários que colocavam a imagem da frase na assinatura. Foi crescendo e ganhando dimensão maior, até que se espalhou por fóruns em todo mundo. Vários sites passaram a vincular animações em Flash do diálogo com várias montagens de fotos de famosos.

All your base foi um fato interessante, pois demonstrou o poder da Internet em espalhar rapidamente mensagens que nunca seriam cobertas pela mídia tradicional. Os autores não esperavam que esse culto à frase ganhasse proporções tão grandes, chegando a ser citado na televisão americana no canal Fox News e referenciado por dezenas de video games anos depois.

Origens

A frase é apenas uma fala do personagem CATS na introdução do jogo Zero Wing, que era legendado e com uma tradução do japonês para o inglês feita às pressas, repleta de erros de transliteração.

A primeira aparição na comunidade internauta ocorreu em 1998. Em meados do mesmo ano, a frase começou a aparecer com maior frequência em muitos fóruns e a ser disseminada através de spams. Em 2000, o grupo canadense The Laziest Men on Mars criou a canção Invasion of the Gabber Robots usando trechos do tema do jogo, de autoria de Tatsuya Uemura (incluindo uma voz robótica sintetizada que falava o texto completo da introdução do jogo, o que chegou a fazer com que o site mp3.com removesse temporariamente a canção de seus servidores por acusações de violação de copyright).

Na segunda metade de fevereiro de 2001, uma quantidade enorme de fotos alteradas, animações GIF e Flash passaram a circular pela Internet, a primeira delas sendo o vigésimo episódio de Eskimo Bob, sobre o qual, mais tarde, os criadores Tomas e Alan Guinan declararam que era o pior episódio até então, ao ponto de postarem avisos aconselhando as pessoas a não assistí-lo.

Tem sido usado como legenda para quase toda fotografia desde que a palavra sobrecarregada "base" (junto com homônimos em inglês como "bass" e compostos como "base pair") pareceram fazer a frase significar quase qualquer coisa. Numerosas pessoas e grupos também substituíram a palavra "base" com outros assuntos (por exemplo, "all your data are belong to us" ou "all your vote are belong to us"), geralmente sugerindo o domínio de alguma pessoa – ou a auto-percepção ou desejo para tal – em algum campo em particular.

AYBABTU no US 50 em Nevada

Em 1 de abril de 2003, em Sturgis, Michigan, sete homens de 17 a 20 anos colocaram placas em toda a cidade que diziam "All your base are belong to us. You have no chance to survive make your time". Eles disseram que estavam fazendo uma piada de 1° de abril, imitando a famosa animação em Flash que retratou o slogan onipresente. Não foram muitas as pessoas que viram as placas que entenderam a piada. Muitos moradores ficaram zangados quando as placas apareceram enquanto os EUA estavam na guerra do Iraque de 2003 e o chefe de polícia Eugene Alli disse que as placas poderiam ser "uma ameaça de terroristas da fronteira, dependendo no que alguém interpreta do seu significado". [1]

A frase foi pintada com grafite em várias estruturas, tais como uma antiga ponte de trem sobre o Rio Connecticut entre Hadley e Northampton, Massachusetts, uma área com várias faculdades na vizinhança. Um ticker de notícias no canal de televisão News 14 Carolina, da Carolina do Norte, foi até "hackeado" para exibir a mensagem na televisão. [2]

Em 2002, AYBABTU foi destaque numa exposição de arte chamada Trigger: Game Art (Gatilho: A Arte dos Videojogos, em tradução livre), que evidenciou a influência dos videojogos na arte contemporânea [3].

Em 24 de Outubro de 2003, na cidade de Union City, na Califórnia, dois estudantes de 16 e 17 anos usaram fita adesiva para fixar a frase "All your base are belong to us" em várias paredes do colégio local. A diretoria, que não entendeu a frase, entrou em pânico e fechou o colégio.[carece de fontes?] Essa brincadeira foi repetida em 1 de Abril de 2005 na "Half Hollow Hills High School West", um colégio da cidade de Dix Hills, no Estado de Nova Iorque. Entretanto, a diretoria e os faxineiros retiraram os cartazes.[carece de fontes?]

O fenômeno AYBABTU é continuamente declarado morto, embora ainda seja visto na Internet. Algumas pessoas que jogam jogos multiplayer como Counter-Strike foram banidos de servidores por repetirem continuamente essa frase. AYB até apareceu no jogo de crescimento de blog Blogshares.

Referências na mídia ao AYBABTU

  • Um artigo de 17 de Agosto de 2004 de Eric Umansky na e-zine Slate sobre a desistência dos Estados Unidos de bases além-mar é intitulada "All Your Base Belong to U.S." [4].
  • Em um episódio da tirinha cômica FoxTrot, o jovem Jason continuamente repete "All Your Base Are Belong To Us" para seus pais confusos.
  • Em uma tirinha do cômico na internet Avalon, os personagens trouxeram para um jogo de hockei, uma faixa na qual se lia "All your base are belong to us". [5]
  • No episódio de Futurama, Tales of Interest 2, um invasor espacial do planeta Nintendu 64 faz referência a esta frase no final do segundo ato, quando Fry pede à Máquina "E se" para mostrar como seria se a vida fosse como um videogame. Este invasor, na verdade o personagem Donkey Kong, diz: "All your quarters are belong to us", referindo-se às moedas de 25 cents(quarters), objeto de desejo dos aliens do planeta Nintendu 64.
  • Em uma das cenas apagadas da edição de DVD do filme Waking Life, as palavras "ALL YOUR BASE ARE BELONG…" aparecem no relógio digital do personagem principal.
  • Em uma edição de meados de 2004 da tirinha cômica do jornal popular Sally Forth, a filha do personagem principal, Hillary, está tendo uma discussão com Sally sobre gramática quando uma referência ao AYB é feita.
  • No álbum de 2002, The Books de Tomlab, Thought for Food, quinta música é intitulada "All Our Base Are Belong to Them".
  • Um novo Superbuddy Icon da AOL chamado ASCII é dito "All Your Base" quando se dá um grande sorriso como resposta.
  • O gravador de vídeo pessoal, TiVo diz "All your tuners are belong: to US!" no mostrador do sistema de informação se portas pretas estão disponíveis e a tecla ChanDown é pressionada muitas vezes (tente 19).
  • No episódio Megas XLR, Rearview Mirror, Mirror (Parte 1) que foi ao ar pela primeira vez em 8 de janeiro de 2005, quando Coop se recorda dos vídeo games que ele jogada quando criança, um deles coloca as palavras "ALL THEIR BASE ARE BELONG TO YOU" na tela quando ele ganha.
  • Na novela de ficção científica, Iron Sunrise de Charles Stross, um capítulo sobre uma tentativa de assassinato usando uma bomba é intitulada "Set us up the bomb".
  • Um ovo de Páscoa virtual em um cartão animado da Legendary Frog contém uma paródia de 'All Your Base' baseada no amor de um dos personagens por muffins, desta forma:
Operador: Nós estamos recebendo uma transmissão!
Captain: É você!!
Kerrigan: Como vocês estão cavalheiros !!
Kerrigan: Todos os seus muffins estão agora sob nosso controle.
Kerrigan: Você está a caminho do grão.
Captain: O que você disse !!
Kerrigan: Você não tem nenhuma chancde de sobreviver, faça seu tempo.
Kerrigan: Ha Ha Ha Ha ....
falado em uma animação como He He He
  • Em uma edição on line de 2001 do cômico "The Joy of Tech," um dos personagens pode ser visto usando uma camiseta com a frase "All Your Base Station are Belong to us," ligando a AYBABTU com os pontos de acesso sem fio da marca de computadores Apple, conhecidos como AirPort Base Stations. Veja [6]. Os criadores do cômico, mais tarde criaram uma camiseta real com esta mesma variação da expressão AYBABTU, vendida no seu site GeekCulture.
  • Em 2001, Ctrl+Alt+Del publicou um cômico expressando alguns dos backlash que estavam ocorrendo devido à imensa popularidade de 'All Your Base' [7].
  • Em um episódio de Who Wants to Be a Millionaire? que foi ao air durante 2001, Regis Philbin fez a pergunta: "Qual das seguintes palavras é um SUBSTANTIVO?" As quatro opções que apareciam na tela eram a) todo b) seu c) base, e d) pertence.
  • Similarmente, em um episódio do programa americano The Chair, John McEnroe fez uma pergunta ao longo dos dizerem de "Qual é a última palavra dita em Pledge of Allegiance?" As respostas eram também a) todo b) seu c) base, e d) pertence.
  • A edição 7 do cômico City of Heroes é intitulada "All Your Base Are Belong To Us" e mostra os heróis sendo conduzidos para uma emboscada por uma organização fantasma anti-superherói chamada The Malta Group.
  • No anime "Berserk", um dos DVDs mostra um personagem gritando "Dammit! All my base are belong to them! Great Justice!!"
  • No site da Microsoft Office em 2002, um desenho do Clippy diria ocasionalemnte coisas que "ajudam", incluindo "All Your Base Are Belong To Us".
  • Um episódio da Loveline da MTV mostra uma participante perguntando à anfitriã o que o seu namorado quer dizer quando diz: "All Your Base Are Belong To Us". Infelizmente para ela, nem Adam Carolla nem o Dr. Drew são capazes de explicar a frase.
  • No clipe 'Pork and Beans' da banda "Weezer", contém uma paródia, dizendo: 'All your pork and beans are belong to us!'
  • A HQ "Deadpool #08", da Marvel Comics tem como titulo "Magnum Opus Parte 1:All Your Base Are Belong To Us"
  • No anime "Outbreak Company", no episodio 08, no final do episodio quando o protagonista esta acordando, podemos ver escrito na tela "All Your Base Are Belong To Us". E novamente no ultimo episodio na camisa do protagonista quando ele esta em uma escada de um moinho.

Vídeo/jogos de computador que fazem referência ao AYBABTU

Note que a maioria dos jogos a seguir foram desenhados por estúdios ocidentais. A frase não é muito conhecida no Japão.

  • Em a Age of Mythology, parte da descrição do Lazer Bear é "All your base are belong to us!!!" A frase é também usada como um código de trapaça que gera um Lazer Bear.
  • Em Aliens vs. Predator 2, "All your base are belong to us" é algumas vezes usado como a "mensagem de morte" após morrer depois de cair em lava.
  • Em O Chamado de Asheron, os desenvolvedores, cientes da prática comum de invasão e colocação de novas fotos em um conteúdo de um novo mês, intencionalmente colocaram fotos de letras para soletrar a frase AYBABTU.
  • Na disputa galática da Guerra das Estrelas mod for Battlefield 1942, os imperialistas podem bradar na vitória "All Your Base Are Belong to Us".
  • Em Civilization III, quando a derrota leva a uma tela em que os líderes mundiais humilham o jogador; uma das humilhações é "All your base are belong to us!". É também uma dos cumprimentos dos inimigos no computador.
  • Em Crusader Kings, vários gráficos no game têm o texto escondido em suas animações.
  • No meio do vídeo clip Command and Conquer: Generals' official Global Liberation Army, um homem grita "All your base are belong to us".
  • Em Command and Conquer: Red Alert 2 (Yuri's Revenge), em um determinado ponto Yuri (em voz) alerta o jogador que "logo, all your bases will belong to me".
  • Em Counter-Strike servidores 1.6 usando AMX mod, quando um jogador no time do terrorista coloca a bomba no mapa, ele diz "(Jogador que colocou a bomba) has set up us the bomb"
  • Em Empire Earth, um dos códigos de trapaça é "All your base are belong to us", que dá 100000 fontes cada. Outro código é "Somebody set up us the bomb", que faz o jogador ganhar instantaneamente um jogo de mapa aleatório.
  • Em Escape Velocity Nova, um jogador pode ocasionalmente ver a espaçonave CATS voando no espaco.
  • O disco da manga para Bleem!cast Gran Turismo 2 tem a frase "All your base are belong to us" como declaração de fechamento de termos legais.
  • Em Guild Wars, uma das habilidades para a classe de Guerreiro é "For Great Justice".
  • Em Halo, a frase "All your base are belong to us" é visível em letras muito pequenas na parte de trás da tela de menu, apontando para uma armadura esquemática.
  • Em Mega Man Battle Network, um programa corrúpto (disfarçado como um robô verde) grita "All your base are belong to us!!", antes de desafiar Mega Man para a batalha no cyberspace.
  • Em Max Payne, um sinal no nível de treinamento anuncuando um "Café Tar" dá seu endereço como sendo "615 ALL YOUR BASE ARE…".
  • Em Myth III, os Heron Guards com tema samurai gritam "For great justice!" em aquiescência.
  • Em Neopets, um dos iténs que podem se obtidos é o "U-Bend of Great Justice". Ele leva o "The U-Bend of Great Justice a refletir entre 80% e 100% dos ataques em água de um oponente, para grande justiça!". Neopets também tem uma página de erro customizada 404 error, uma das quais diz "All your 404 are belong to us!".
  • Em Quake III Team Arena, um adicional de nível diz "All Your Base Are Belong To Us".
  • Em Radical Dreamers (a tradução em inglês de Demiforce) há uma cena cortada chamda "Zero Wing" na "Extra Sekrit Bonus" , dando o roteiro inteiro do AYBABTU. Lynx joga o papel de CATS.
  • Em Robopon 2, um personagem não-jogador diz a frase "All your vegetables are belong to me!" quando se conversa com ele.
  • Em Rome: Total War, quando se pede para ser um protetorado por uma determinada facção, o texto "All Your Base Are Belong To Us" pode ser visto no topo da tela. A frase é também usada pelo diplomata egípcio.
  • Em SOCOM: U.S. Navy SEALs, a mensagem "All your base are belong to us" é dada depois de uma das bases no mapa "The Ruins" ter sido destruída. Esta mensagem também é dada em SOCOM após o mapa "Nightstalker" ser derrotado e em SOCOM 2 em outros mapas. A mensagem é dita aleatoriamente depois do final de uma rodada pela voz feminina de "HQ".
  • Em Homem Aranha 2, Mistério ameaça o Homem Aranha com "You have no chance to survive make your time".
  • Em Threads of Destiny IV, "Are you base are being to us" é achado na Tumba de Harold na cidade fictícia de Aris.
  • Em Tom Clancy's Ghost Recon: Jungle Storm, uma das frases mostradas quando a missão é um sucesso é "All your base are belong to us".
  • Em Tony Hawk's Pro Skater 2, o jogador vê "All your base are belong to www.edgeofreality.com" como parte dos créditos do jogo e a frase também aparece em tinta spray na parede de um dos ambientes do jogo.
  • Em Tony Hawk's Pro Skater 3, uma das mensagens mostradas após ser abatido online diz "All your base are belong to (jogador)". Outra mensagem como esta diz "(jogador) set you up the bomb"
  • Em Warcraft III, o código de trapaça da derrota instantânea é "SomeBodySetUpUsTheBomb"; o de vitória instantânea é "AllYourBaseAreBelongToUs". Também uma faixa que diz "All your orc are belong to us" aparece quando você está logado no Battle.net como uma propaganda do WarCraft III boardgame.
  • Em XIII, a frase "All your base are belong to us" pode ser vista repetida em um placar de notícias em partes da tela principal no Missile Installation's War Room (antes da luta com Mongoose).
  • Na perte de trás da capa do disco Bleemcast!, em letras pequenas na parte de baixo, no finalzinho do texto depois do símbolo dos diretos autorai, a frase "All your base are belong to us" aparece.
  • Em Need for Speed: Carbon, existem cartões de bónus na opção "Reward cards". Esses cartões têm quatro pedaços cada. Um certo pedaço de cartão intitula-se "All your base". Este pedaço é adquirido após obter todas as "Safe Houses" do jogo.
  • Em RuneScape, quando você insere uma Nota escrito "All your base are belong to us", a frase da Nota muda e se torna "orly?".
  • Em Modern Warfare 2,há um título online,chamado "All Your Base".
  • Em Comand And Conquer: Red Alert 3 há uma cutscene em que o Chefe do Empire of the rising sun diz : All your base are belong to us!
  • Em Fat Princess - Fistful of Cake , quando o jogador conquista todos os postos do cenário, o narrador fala: "All your base are belong to us!"
  • Em Plants vs Zombies,há um mini-game, chamado "All Your Brainz Belong to Us".
  • No jogo "Fuel" um dos nomes dos troféus do PS3 do jogo é "all your camps are belong to us!"
  • Em Phoenix Wright: Ace Attorney, o lema do personagem Steel Samurai é "for great justice"
  • Em Retro/Grade][1], há uma música/fase com o nome All Your Bass are Belong to Us.
  • Em League of Legends, o personagem Garen ocasionalmente diz "For Great Justice" quando o jogador dá um comando a ele.
  • Em Watch_Dogs, é uma das mensagens usadas para distrair guardas, quando painéis eletrônicos são hackeados.
  • Em Forza Horizon 2, existe uma conquista quando é desbloqueada diz "All Your Race Are Belong To Us".

Referências

  1. 1http://www.retrogradegame.com/music/

Ver também

  • Meme — O conceito de auto-propagar ideias, do qual o AYBABTU é frequentemente citado como exemplo.
  • Engrish — Um termo aplicado a traduções incorretas para o Inglês, tipicamente feito por tradutores japoneses.

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons