Alla Nazimova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alla Nazimova
Alla atuando em A Doll's House (1922)
Nome completo Mariam Edez Adelaida Leventon
Nascimento 22 de Maio de 1879
Yalta, Crimeia
Flag of Russia.svg Império Russo
Morte 13 de julho de 1945 (66 anos)
Los Angeles, Califórnia
 Estados Unidos
Ocupação atriz
Atividade 1903 - 1945
IMDb: (inglês) (português)

Alla Nazimova, nascida Mariam Edez Adelaida Leventon, (Yalta, 22 de maio de 1879Los Angeles, 13 de julho de 1945), foi uma atriz russa e estadunidense. Foi uma das grandes estrelas do cinema mudo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nazimova ficou conhecida por seus numerosos relacionamentos homossexuais. Uma de suas namoradas da época foi Tallulah Bankhead. Outra foi Mercedes de Acosta. Mas os relacionamentos homossexuais eram mal vistos e considerados como um comportamento desviante pela América puritana. Ela se casou então com um ator britânico homossexual, Charles Bryant, que seria seu companheiro na maioria dos filmes que fez para a Metro-Goldwyn-Mayer.

Estrela incontestável no teatro, Nazimova interessou Hollywood. Em 1916 ela assinou um contrato de nada menos que 13000 dólares semanais com a Metro-Goldwyn-Mayer. No auge da carreira, a atriz ao mesmo tempo animava e horrorizava Hollywood em sua mansão, chamada de "Jardim de Alá", onde realizava festas regadas a orgias. Quando a natureza de seus instintos sexuais se tornou pública, começou a ser rejeitada para filmes. Arruinada, chegou a tentar o suicídio. Publicou uma autobiografia no ano em que morreu, vítima de uma trombose, aos 66 anos.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Alla Nazimova