Allan Kaprow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Allan Kaprow
Allan Kaprow
Nascimento 23 de agosto de 1927
Atlantic City
Morte 4 de abril de 2006 (78 anos)
Encinitas
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
  • The High School of Music & Art
Ocupação pintor, escultor, ilustrador, performista, fotógrafo, artista de instalações, criador de vídeos
Prêmios
Empregador(a) Universidade da Califórnia em San Diego
Movimento estético Fluxus

Allan Kaprow (Atlantic City, 23 de agosto de 1927Encinitas, 5 de abril de 2006) foi um pintor estadunidense, assemblagista e um dos pioneiros no estabelecimento dos conceitos de performance.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Kaprow auxiliou no desenvolvimento de "Ambiente" e de "Happening" nos finais da década de 1950 e da década de 1960, bem como de sua teoria. Seus "Happenings", quase 200, ocorreram durante anos. Gradualmente Kaprow alterou estas práticas para o que ele denominou de "Atividades", trechos de pequena escala para um ou mais performers e objetivando examinar comportamentos e hábitos do dia-a-dia, de uma forma quase indistinta da vida comum. Fluxus, performance, e arte de intalações foram influenciadas por seu trabalho.

Ele estudou composição com John Cage e na famosa classe da New School for Social Research, tendo estudado pintura com Hans Hofmann, e história da arte com Meyer Schapiro. O trabalho de Kaprow visa integrar arte e vida. Através dos Happenings, a separação entre arte e vida, e artista e audiência se torna difusa. Ele publicou proficuamente e foi professor emérito do Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia em San Diego. Kaprow é também conhecido por sua idéia de "a-arte", encontrada em seus ensaios "Art Which Can't Be Art" (em inglês) e em "The Education of the Un-Artist".

Sua influência é também evidente no Instituto de Artes da Califórnia, em que ele lecionou durante os anos de sua formação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]