Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas é uma antologia de casos médicos fantásticos editada por Jeff VanderMeer e Mark Roberts, e publicada na sua versão original em 2003 pela editora Night Shade Books.

O almanaque declara ser a 83ª edição de uma série inaugurada pelo ficcional Dr. Thackery T. Lambshead em 1915, e contém entradas, de um modo geral humorísticas, com descrições de doenças da autoria de diversos autores populares dentro do género fantástico, tais como China Miéville, Neil Gaiman, Alan Moore e Michael Moorcock, que assim reunidas narram a "história médica secreta" do século XX. Trata-se de um volume com um cuidado arranjo gráfico, simulando o de um real guia médico, e profusamente ilustrado, uma vez que conta com uma imagem para cada doença, pelo designer John Coulthart[1].

Em 2004, o livro foi nomeado para os prémios Hugo Award for Best Related Book e World Fantasy Award for Best Anthology.[1].

Descrição[editar | editar código-fonte]

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

A versão portuguesa do Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas foi publicada em Maio de 2010 pela editora Saída de Emergência. Com edição a cargo de João Seixas, não se limita a uma tradução do Almanaque, uma vez que inclui diversas doenças contribuídas por autores lusófonos num anexo denominado Compêndio Médico Calamar Trindade de Doenças Notáveis e Invulgares.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências