Almaz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Visão esquemática da Estação Espacial Almaz.

O Programa Almaz - ("Diamante") consistiu numa série de estações espaciais militares lançadas pela União Soviética dissimuladas no programa Salyut. Foram lançadas três estações Almaz: Salyut 2, Salyut 3 e Salyut 5. A Salyut 2 fracassou pouco depois de entrar em órbita, mas as Salyut 3 e 5 permitiram testes bem sucedidos. Após a Salyut 5 os militares soviéticos decidiram que os custos de manutenção superavam os benefícios.

O programa Almaz foi promovido por Vladimir Chelomei como uma resposta ao projeto MOL da força aérea dos Estados Unidos. Nas suas configurações originais os programas Almaz e MOL eram muito semelhantes, com a estação a ser lançada por um foguetão Proton com uma tripulação de dois homens que regressava à Terra numa cápsula de descida após um mês de observações.

Quando o programa foi cancelado, as estruturas remanescentes foram convertidas, uma década depois, em satélites radar não tripulados. Os módulos TKS viriam a ser a base dos módulos que atracaram na MIR e de componentes da Estação Espacial Internacional.