Almeida Revista e Corrigida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Almeida Revista e Corrigida
Nome: Edição Revista e Corrigida
Abreviação: ARC
Publicação da Bíblia completa: 1898
Tipo de tradução: Literal
Revisão: SBB 1949, 1969, 1995, 2009.
IBB-JUERP 1944, 1997.
SBP 1968, 2001
Editora: Sociedade Bíblica do Brasil, Imprensa Bíblica Brasileira/JUERP e Sociedade Bíblica de Portugal
Afiliação religiosa: Evangélica
Gênesis 1:1-3
No princípio criou Deus os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz. E houve luz.
João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Almeida Revista e Corrigida é como é conhecida a versão da tradução da Bíblia de João Ferreira de Almeida surgida em 1898 como resultado da compilação de duas versões anteriores em português: Revista e Correcta (1873) e Revista (1894).

Impressão da Bíblia no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, sua primeira publicação remonta aos anos quarenta, pela Imprensa Bíblica Brasileira, ligada à Convenção Batista Brasileira, sendo a primeira Bíblia em português totalmente editada no país. Antes da Segunda Guerra Mundial, o livro era produzido na Europa ou Estados Unidos e importado.

Características[editar | editar código-fonte]

Esta versão de Ferreira de Almeida (Revista e Corrigida) reproduz a tendência da versão 1873 (Almeida Revista e Correcta) quanto ao Tetragrama YHWH de verter Antigo Testamento em alguns lugares por (JEHOVAH) ou JEOVÁ.1 .O Novo Testamento na edição de 2009, vem com algumas mudanças a fim de trazer clareza. Por exemplo o termo "caridade" em 1 Coríntios 13, foi substituído pelo termo "Amor"2

Atualmente existem três versões diferentes com o mesmo nome "Almeida Revista e Corrigida", uma produzida pela Sociedade Bíblica do Brasil, outra pela Imprensa Bíblica Brasileira, e outra pela Sociedade Bíblica de Portugal, sendo as três muitos semelhantes entre si.

No caso da versão da Socidade Bíblica do Brasil, leves modificações ao longo dos anos têm sido feitas, passando por revisões em 1995 e 2009. A Versão da Imprensa Bíblica Brasileira foi revista em 1997.3

Em geral, a ARC segue o Textus Receptus, porém em alguns trechos, versões mais recentes do texto divergem do Textus Receptus e seguem o Texto Minoritário ou Crítico.4

A ARC em suas primeiras edições serviu como base para diversas outras traduções, como a Almeida Revista e Atualizada, Almeida Revisada Segundo os Melhores Textos, Almeida Edição Contemporânea, e a Almeida Corrigida Fiel.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. A saber: Gênesis 15.02,08,SALMO 68.04,20 SALMO 83.18, e EZEQUIEL 38
  2. termo esse já há muito presente em passagens como Evangelho de Mateus 24.12, Romanos 12.9 e Efésios 5.2. O termo ' Caridade ' passou a ser leitura alternativa, constando na nota de rodapé ou nota final.
  3. A LONGA HISTÓRIA DA BÍBLIA DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA, Luiz Sayão.
  4. Porque há diferença entre a ARC e a ACF, Biblioteca Batista Independente Online


Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.