Almocafre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Almocafre é um sacho especialmente fabricado, para uso na mineração.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Sacho constituía-se em uma pequena enxada, estreita e longa, em geral com uma ‘orelha’ pontiaguda ou bifurcada na parte superior, acima do ‘olho’, usada para remover o cascalho no leito dos rios e nas encostas.

A enxada, uma ferramenta destinada a capinar ou remover a terra, é formada por uma chapa de ferro, de forma triangular, tendo no vértice o ‘olho’, rodeado pelas ‘orelhas’. O olho é uma abertura arredondada, onde se introduz um cabo roliço de madeira, para fins de manuseio. O olho é rodeado pelas orelhas, um apêndice semelhante à orelha animal.

O almocafre, utilizado nas regiões auríferas do Brasil colonial, era um instrumento que chegava juntamente com o sal, azeite, vinagre, vinho, aguardente e armas, produtos importados do Reino.

Fontes Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • Dicionário Aurélio Eletrônico.
  • Carlos de Morais, "Caminhos Antigos & Estrada Real", Revista História Viva, Edição Especial nº 4.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.