Aloe arborescens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaAloe arborescens
Babosa1.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Xanthorrhoeaceae
Género: Aloe
Espécie: A. arborescens
Nome binomial
Aloe arborescens
Mill.

Aloe Arborescens é uma espécie de aloe, pertencente à família Xanthorrhoeaceae.[1] Também é conhecida por Aloe do Natal, por ter suas flores nascendo no inverno. Mais comum ainda é o nome babosa que se deve referir às suas folhas suculentas que, quando cortadas, escudam uma goma (como grande parte dos aloes).

Apesar de arborescens significar "com a forma de uma árvore", nunca assume o formato de uma árvore, apresentando-se apenas como um maciço de plantas em que os rebentos mais novos vão empurrando os mais velhos, embora esta espécie possa chegar a três ou quatro metros de altura.

Esta provavelmente é a espécie de maior distribuição no continente africano, existindo desde o Cabo até ao norte de Moçambique, crescendo em locais que vão desde o nível do mar até grande altitudes montanhosas.

É uma espécie muito cultivada, sobretudo em jardins ou bermas de estrada, devido ao tamanho que atinge e ao diâmetro da sua rosácea simples (1,5 metros) que o leva a ser difícil de ter em vasos ou dentro de casa. No entanto, como todos os aloes, sabe-se adaptar ao tipo de terreno e à luz e água disponíveis.

Referências


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.