Aloísio, Príncipe Herdeiro de Liechtenstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aloísio
Príncipe Herdeiro de Liechtenstein
Aloísio, Príncipe Herdeiro de Liechtenstein
Príncipe Regente de Liechtenstein
Reinado 15 de agosto de 2004
a atualidade
Príncipe Hans-Adam II
 
Nascimento 11 de junho de 1968 (55 anos)
  Zurique, Suiça
Nome completo Aloísio Filipe Maria
Esposa Sofia da Baviera
Descendência José de Liechtenstein
Maria-Carolina de Liechtenstein
Jorge de Liechtenstein
Nicolau de Liechtenstein
Herdeiro(a) José de Liechtenstein
Casa Liechtenstein
Pai João Adão II de Liechtenstein
Mãe Maria de Wchinitz e Tettau
Religião Catolicismo
Assinatura Assinatura de Aloísio

Aloísio Filipe Maria (Zurique, 11 de junho de 1968) é o filho mais velho de João Adão II, Príncipe de Liechtenstein, e sua esposa Maria de Wchinitz e Tettau.[1][2] Aloísio é o herdeiro aparente de Liechtenstein e atua como regente do principado desde 2004.

Família[editar | editar código-fonte]

O príncipe Aloísio passou sua infância no castelo de Vaduz, juntamente com seus três irmãos, pais e avós. Recebeu o seu nome em honra do seu bisavô, Aloísio, pai de seu avô paterno, Francisco José II.

Educação e carreira militar[editar | editar código-fonte]

Aloísio foi educado inicialmente em uma escola primária de Vaduz. Em 1979, passou a estudar no ginásio de Liechtenstein, formando-se na primavera de 1987.

O príncipe depois foi matriculado Real Academia Militar de Sandhurst, na Grã-Bretanha, onde completou seu treinamento militar. Ele serviu como subtenente em Coldstream Guards, um regimento do Exército Britânico, em Hong Kong e em Londres, por aproximadamente seis meses.

Em 1993, Aloísio obteve um mestrado em filosofia do direito pela Universidade de Salzburgo, na Áustria. Teve uma vida de plebeu até maio de 1996, trabalhando em uma firma de auditores em Londres. Retornou então a Vaduz, para cuidar dos bens de sua família.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Em 3 de julho de 1993, em Vaduz, o príncipe herdeiro Aloísio desposou a duquesa e princesa Sofia da Baviera,[2] hoje titulada como princesa herdeira de Liechtenstein e condessa de Rietberga. Eles tiveram quatro filhos:


Referências

  1. «Marie, a princesa consorte do Liechtenstein, morre aos 81 anos». Diário de Notícias. 21 de agosto de 2021. Consultado em 23 de abril de 2022 
  2. a b «Fürstin von Liechtenstein 81-jährig gestorben». Kurier.at (em alemão). 21 de agosto de 2021. Consultado em 23 de abril de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]