Alpaca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaVicugna pacos
alpaca
Alpaca.

Alpaca.
Estado de conservação
Não avaliada: Domesticado
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Subordem: Tylopoda
Família: Camelidae
Género: Vicugna
Espécie: V. pacos
Nome binomial
Vicugna pacos
(Linnaeus, 1758)
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Alpaca
Commons
O Commons possui multimídias sobre Alpaca

Vicugna pacos, conhecido pelo nome comum de alpaca, é um mamífero sul-americano estreitamente aparentado com a vicunha e, um pouco mais distante, com o guanaco e a lhama. A alpaca é um animal da família dos camelídeos. É menor que a lhama, tendo uma pelagem mais longa e macia. É criada no Peru, Chile e na Bolívia (região dos Andes) como fonte financeira principal, para o aproveitamento da sua lã (fibra de alpaca). O hábito de cuspir também é comum na alpaca, que o utiliza para mostrar agressividade ou como método de defesa, mas ela é muito dócil.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Alpaca" vem do quíchua paco, "vermelho"1 , numa referência à cor do seu pelo.

Característica da alpaca[editar | editar código-fonte]

A alpaca possui porte menor que a lhama e, assim como ela, seu pelo possui diferentes tonalidades de cores, chegando a um total de 22 cores. Pode alcançar 1,20 a 1,50 (ou 1,65 na especie Ivana.pacos) de estatura dos pés à cabeça e seu peso pode variar de 45 a 90 kg.

Gestação[editar | editar código-fonte]

Seu período de gestação é de 335 dias (pouco mais de 11 meses) e nasce com peso aproximado de 7 kg. A fêmea produz geralmente uma cria por ano, sendo raros os casos de gêmeos na família das alpacas. O nascimento ocorre geralmente no período da manhã.

Ambiente natural[editar | editar código-fonte]

Alpacas, animais ruminantes da família dos camelídeos (da qual também são as lhamas e as vicunhas), são nativos da Cordilheira dos Andes. Existem também espécimes nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. A maior população de alpacas encontra-se hoje no Peru, com aproximadamente 3 milhões de cabeças, mais que 87% de sua população mundial.

Diferente da vicunha, as alpacas e as lhamas são animais domésticos.

Característica da fibra[editar | editar código-fonte]

Seu pelo é semelhante ao do camelo, mas mais áspero. Suas fibras são melhores do que as da lhama. O comprimento do seu pelo varia de 8 a 20 cm, mas o pelo fundamental tem 8 a 12 cm de comprimento, é fino, macio, com pouca ondulação e brilho sedoso. O crescimento da fibra anual varia de 9 a 12 cm.

Existem duas variedades diferentes de alpaca: a Huacaya e a Suri.

A alpaca Huacaya tem fibras densas e esponjosas que cobrem todo seu corpo deixando apenas a cara e as patas cobertas com pelo curto. Seu pelo cresce perpendicular ao corpo e tem um frizo definido em toda sua área. É a alpaca mais produzida no Peru, com aproximadamente 93% da criação.

A variedade Suri apresenta fibras lisas, sedosas e compridas. A fibras crescem paralelamente ao corpo do animal. Sua população no mundo é estimada em 150.000 e, por ser tão rara, sua fibra é altamente valorizada no mercado.

Tosquia[editar | editar código-fonte]

A tosquia é feita uma vez a cada ano, sempre no mês de novembro, pois é quando está chegando o verão. A tosquia do animal não é feita apenas para a obtenção de sua fibra, mas também para a sua higiene e conforto. Pode-se obter pouco mais de 1,5 kg de fibra por animal.

Antes de a alpaca ser tosada, ela passa por um processo de limpeza, para tirar poeira, eventuais gravetos ou outras sujeiras, pois quanto mais limpa for a fibra, menos se perde e maior é o seu aproveitamento. Após a tosa seu pelo é classificado para então ser vendido.

Corte transversal[editar | editar código-fonte]

Após o corte transversal da fibra, vê-se que é oca. Existem algumas que não são, sobretudo as mais finas e novas.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.91

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.