Alpes Dináricos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alpes Dináricos
Cume Maja Jezercë, o mais alto dos Alpes Dináricos
Localização
Coordenadas 42° 26' 30" N 19° 48' 45" E
País(es)  Eslovênia
 Croácia
 Bósnia e Herzegovina
 Sérvia
 Montenegro
 Albânia
Características
Altitude máxima cume Maja Jezercë da serra de Prokletije, 2694 m
Comprimento 645 km (NO-SE)
Geologia sedimentar

Os Alpes Dináricos (em italiano: Alpi Dinariche; Dinaridi ou Dinarsko gorje em croata e sérvio) são uma cordilheira na Europa meridional que abrange partes da Eslovénia, da Croácia, da Bósnia e Herzegovina, da Sérvia, do Montenegro e da Albânia. Apesar do nome, estão separados dos Alpes.

A cordilheira estende-se por 645 km ao longo da costa do mar Adriático, no sentido noroeste-sudeste, desde os Alpes Julianos (noroeste) até o maciço Šar-Korab, onde passa a correr no sentido norte-sul. A maior elevação dos Alpes Dináricos é na serra de Prokletije, na fronteira do Montenegro oriental com a Albânia setentrional, com o cume a 2 694 m, chamado Crista do Lago (Maja Jezerce em albanês, em sérvio: Jezerski vrh).

Os Alpes Dináricos constituem a área mais acidentada e montanhosa da Europa a seguir aos Alpes[carece de fontes?]. São formados essencialmente de rochas sedimentares secundárias e terciárias de dolomita, calcário, arenito e conglomerados formados pelos mares e lagos que cobriam a região no passado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.