Alpes Tauern

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alpes Tauern
—  Maciço  —
Alpes Tauern
Zona de localização 17
Localização
Ficheiro:Alpes
Localização nos Alpes
Coordenadas 47° 04' 30" N 12° 41' 40" E
País  Áustria -  Itália
Região administrativa Tirol - Caríntia
Trentino-Alto Ádige
Cordilheira
Cume(s) mais alto(s)
Dimensões
Altitude 3,798 m
Área
  • 1 836 quilómetro quadrado
Coordenadas do Großglockner

Os Alpes Tauern (em alemão: Hohe Tauern) é um maciço montanhoso que se encontram nas regiões do Tirol, e de Caríntia na Áustria e uma pequena parte na Província autónoma de Bolzano da Itália. O cume mais alto é o Großglockner com 3.798 m que é ao mesmo tempo o ponto mais alto dos Alpes do Tauern ocidentais, de que pertence.

Os alpes encontram-se no "Parque Nacional do Alto Tauern" do lado austríaco e do "Parco naturale Vedrette di Ries-Aurina'" do lado italiano.

Localização[editar | editar código-fonte]

Os Alpes Tauern têm da mesma secção alpina, a Sul o Grupo de Kreuzeck e os Alpes de Pusteria, e a Oeste os Alpes de Zillertal

De outras secções, tem a Norte os Alpes de Kitzbuhel e Alpes xistosos do Tirol, a Nordeste o Tauern de Radstadt dos Alpes do Tauern orientais,e a Sul montanhas pertencentes aos Alpes de Cárnicos e de Gail.

SOIUSA[editar | editar código-fonte]

A Subdivisão Orográfica Internacional Unificada do Sistema Alpino (SOIUSA) dividiu os Alpes em duas grandes Partes: Alpes Ocidentais e Alpes Orientais, separados pela linha formada pelo Rio Reno - Passo de Spluga - Lago de Como - Lago de Lecco.

A secção alpina dos Alpes do Tauern ocidentais é formada pelos Alpes de Zillertal , Alpes Tauern, Alpes de Pusteria e o Grupo de Kreuzeck.

Classificação SOIUSA[editar | editar código-fonte]

Segundo a SOIUSA este acidente geográfico é uma Sub-secção alpina com as seguintes características:

Imagens[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências