Alpes do Delfinado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Alpes du Dauphiné)
Alpes do Delfinado
Alpes du Dauphiné
—  Cordilheira  —
Alpes do Delfinado
Os Alpes du Dauphiné no mapa SOIUSA
Localização
Ficheiro:França
Localização
Coordenadas 44° 55' 20" N 6° 21' 34" E
País  França
Região administrativa Delfinado
Cordilheira
  • Southwestern Alps
Cume(s) mais alto(s)
Dimensões
Altitude 4,103 m -Barre des Écrins, m
Área
  • 25 405 quilómetro quadrado

Os Alpes do Delfinado (em francês: Alpes du Dauphinée) são uma parte dos Alpes Ocidentais que se situam na antiga província francesa do Delfinado, razão porque montem o nome. O ponto culminante é a Barre des Écrins a 4.103 m.

Divisão tradicional[editar | editar código-fonte]

Os Alpes do Delfinado faziam parte da divisão tradicional da partição dos Alpes adoptada em 1926 pelo IX Congresso Geográfico Italiano na Itália, com o fim de normalizar a sua divisão em Alpes Ocidentais aos quais pertenciam, os Alpes Centrais e dos Alpes Orientais.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Segundo o SOIUSA, estão separados dos Alpes Cócios, a Leste pelo Colo do Galibier pelo Rio Durance, a Nordeste estão separados dos Alpes Graios pelo Rio Arc, e a Oeste é o Rio Drac e o Rio Isère que os separa dos Pré-Alpes do Delfinado e dos Pré-Alpes da Saboia.

Todos com montanhas ou picos têm entre 2.900 e com 4.102 para a Barre des Écrins no Maciço des Écrins e o grupo tem mais de 40 passo de montanha que facilitam a circulação e entre os mais conhecidos podem citar-se o Colo do Galibier, o Colo do Lautaret, o Colo da Croix-de-Fer, etc.

Os Alpes do Delfinado são um dos oito grupos que constituem os Alpes Ocidentais formado por Belledonne, Grandes Rousses, Maciço des Arves, Maciço do Taillefer, e Maciço des Écrins.

SOIUSA[editar | editar código-fonte]

A Subdivisão Orográfica Internacional Unificada do Sistema Alpino (SOIUSA), dividiu os Alpes em duas grandes partes:Alpes Ocidentais e Alpes Orientais, separados pela linha formada pelo Rio Reno - Passo de Spluga - Lago de Como - Lago de Lecco.

Os Alpes das Grandes Rousses e Agulha de Arves, com a Cordilheira de Belledonne, o Maciço des Écrins, o Maciço do Taillefer, o Maciço do Champsaur, o Maciço de Embrunais, e o Montes orientais de Gap formam os Alpes do Delfinado.

Classificação SOIUSA[editar | editar código-fonte]

Segundo a classificação SOIUSA este acidente orográfico é uma secção alpina com a seguinte classificação:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências