Alphataurus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alphataurus
Informação geral
Origem Milão
País  Itália
Gênero(s) Rock progressivo
Período em atividade 1972 - presente
Página oficial Site Oficial
Integrantes Michele Bavaro
Pietro Pellegrini
Guido Wasserman
Alfonso Oliva
Giorgio Santandrea

Alphataurus é um grupo italiano de rock progressivo, baseado em Milão.

História[editar | editar código-fonte]

Trata-se de um dos tantos grupos relâmpagos que improvisadamente tiveram um contrato discográfico, realizaram um álbum e desapareceram no vazio.

O seu único trabalho, chamado simplesmente Alphataurus, é o primeiro disco gravado para a recém inaugurada etiqueta genovesa Magma. Trata-se de um grande trabalho, tão bem construído que parece impossível que tenha sido realizado por componentes desconhecidos. O cantor, Bavaro, tem uma potente voz bastante original. O tecladista Pietro Pellegrini toca com competência e a guitarra de Guido Wassermann é responsável. A seção rítmica de Oliva e Santandrea cria uma base possante.

O disco compreende cinco longas músicas, entre as quais, destaca-se Peccato d'orgoglio e La mente vola, esta última com uma bela introdução do moog e um esplêndido sólo de vibrafone.

Infelizmente o grupo se dissolve durante as gravações do segundo disco. O mesmo foi estampado somente em 1992 com o título de Dietro l'uragano, mas contém apenas as bases instrumentais sem a voz. O resultado é bom, contudo deixa um vazio embora haja as ótimas qualidades técnicas da banda.

O baterista Giorgio Santandrea esteve por um breve período no grupo Crystals, enquanto que o tecladista Pietro Pellegrini colaborou, entre outros, com Riccardo Zappa e Premiata Forneria Marconi.

O cantor Michele Bavaro realizou um disco solo, de estampa comercial, no fim dos anos setenta, e é o mesmo artista da Puglia que realizou recentemente um CD de canções italianas para o mercado sul americano, tendo visitado o Brasil inclusive e cantado em algumas cidades, como Cuiabá e Belo Horizonte.

Em 2010, três dos componentes originais (Pellegrini, Wassermann, Santandrea) reformaram o grupo para participar do Progvention de Mezzago. A formação, que inclui o cantor Claudio Falcone, o tecladista Andrea Guizzetti e o baixista Fabio Rigamonti, permaneceu também para alguns concertos em 2011.

Álbuns[editar | editar código-fonte]

  • 1973 Alphataurus (Magma (MAGL 18001)
  • 1992 Dietro l'uragano (Mellow (MMP 132), gravado em 1973 sem o cantor Michele Bavaro

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Enciclopédia do Rock Progressivo, autoria de Leonardo Nahoum, 1997
  • Italian Prog
Flag of Italy.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Itália, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.