Altímetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Altímetro analógico

O altímetro é o instrumento usado para medir alturas ou as altitudes, geralmente em forma de um barômetro aneróide destinado a registrar alterações da pressão atmosférica que acompanham as variações de altitude.[1]

O Altímetro é um instrumento básico exigido para todas as aeronaves a serem certificadas. Ele mede a pressão atmosférica e apresenta-a como altitude em pés (feet=ft). Esta altitude é denominada nível médio do mar (NMM) ou (MSL Mean Sea Level) uma vez que ela é a referência média do nível da maioria dos oceanos.

Desenho de um altímetro

A medição da altitude baseia-se na tabela de Atmosfera Padrão e mede em pressão com as mudanças de altitude que é dada.

O Altímetro de bordo é um instrumento barométrico constituído de uma cápsula aneroide com vácuo parcial interno, para medida da pressão ambiente, instalada em uma câmara blindada (sistema pitot-estático a pressão estática é alimentada por uma linha que tem origem na tomada de ar do sistema) ou não, neste caso a tomada do ar estático faz-se da própria cockpit através de perfuração existente na câmara do instrumento.

Em ambos os casos no interior há pressão estática. A cápsula aneroide, como tal, sofre as variações da pressão atmosférica circundante. Tais variações produzem um movimento de dilatação e contração da cápsula que é transmitido, através de um mecanismo e convertido o valor da pressão estática para uma escala linear, representada em pés (feet ou ft) ou metros (m), existente no mostrador para leitura da altitude ou altura indicada. Assim, a dilatação da cápsula aneroide aumenta com a diminuição da pressão ambiente que é convertida para a escala do mostrador, indicando altitudes (ou alturas) maiores; enquanto que a contração da cápsula aneroide ocorre com o aumento da pressão ambiente, indicando altitudes (ou alturas) menores.

Ajustes do altímetro[editar | editar código-fonte]

Para os ajustes o altímetro dispõe de um botão para seleção de pressão determinada, que é lida na janela denominada "Janela de Kollsman". Alguns altímetros têm a graduação em pol. Hg, outros em mb (hPa) e outros ainda apresentam duas janelas de Kollsman, cada uma indicando uma dessas unidades.

GPS com bússola e altímetro

Tipos de altitude[editar | editar código-fonte]

Altitude Pressão (AP)[editar | editar código-fonte]

Denominamos Altitude Pressão, Pressure Altitude (PA), a pressão indicada pelo altímetro quando ajustado para a pressão padrão, isto é, para a superfície isobárica de 1013,2Hpa, correspondente ao nível médio do mar (NMM). Tal ajuste é feito pelo botão do altímetro e mostrado na janela de Kollsman.

Altitude Indicada (AI)[editar | editar código-fonte]

Também chamada de Indicated Altitude (IA), é a altitude apresentada pelo altímetro, supondo-o ajustado para indicar no momento, a distância vertical entre a aeronave e a superfície do nível médio do mar.

Altitude Verdadeira (AV)[editar | editar código-fonte]

Também chamada de True Altitude (TA), é a altitude acima do nível do mar. É a que representa a distância, corrigida pelos erros de temperatura e pressão, entre a aeronave e a superfície, solo ou água, para permitir livrar obstáculos se existentes.

Altitude Calibrada ou Corrigida[editar | editar código-fonte]

È a altitude obtida a partir da leitura no altímetro e após ser corrigida dos erros de posição e instalação na aeronave.

Altura Absoluta[editar | editar código-fonte]

Ou simplesmente altura, é a distância entre a aeronave e terreno ou superfície de sobrevôo, seja água ou solo.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Altímetro
  • (1) Dicionário Brasileiro - Melhoramentos Ed. 1969
  • (2) Fundamentos de Meteorologia Aeronáutica - Turanzas, Juan L.F. - Espanha 1976.
  • (3) Aircraft Instruments and Avionics, Henderson, M.F. Ed. Jeppesen - 1993
  • (4) IMA 100-12
  • (5) Teoria de Voo - Introdução à Aerodinâmica, Saintive, N. S. Ed. Asa - 2010