Altún Ha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista geral de Altun Ha.

Altún Ha é o nome dado às ruínas de uma antiga cidade maia situada no atual Belize cerca de 50 km ao norte da cidade de Belize e a cerca de 10 km da costa do Mar do Caribe.

Altún Ha é um nome moderno, cunhado traduzindo para o maia o nome de uma pequena localidade próxima, Rockstone Pond. O nome antigo é ainda desconhecido.

Estruturas[editar | editar código-fonte]

A zona nuclear do sítio contém ruínas de mais de 500 estruturas. A maior das pirâmides-templo de Altun Ha, o "Templo dos Altares de Alvenaria", tem 16 metros de altura.

Templo dos Altares de Alvenaria

História[editar | editar código-fonte]

As investigações arqueológicas mostram que Altun Ha foi ocupada cerca de 200 a.C.. O grosso da construção foi efetuado no período clássico maia, entre 200 e 900 d.C., altura em que a população da cidade pode ter atingido os 10 000 habitantes. Por volta do ano 900 ocorreram algumas pilhagens nos túmulos da elite, o que é por alguns entendido como um sinal de uma revolta contra os governantes da cidade. O local permaneceu habitado por mais um século depois dessas pilhagens, mas sem que fosse construída qualquer nova obra arquitetónica cerimonial. A partir desta altura a população decresceu, ocorrendo ligeira reocupação do local no século XII, antes de declinar novamente até tornar-se uma pequena aldeia rural.

Descoberta e estudos[editar | editar código-fonte]

As pedras das ruínas das antigas estruturas foram reutilizadas na construção residencial da aldeia rural de Rockstone Pond nos tempos modernos, mas o antigo sítio não chegou à atenção dos arquéologos até 1963, quando a existência de um sítio antigo de dimensão relevante foi reconhecida desde o ar por um piloto e maianaista amador chamado Hal Ball.

Com início em 1965 uma equipa arqueológica liderada por David Pendergast do Royal Ontario Museum iniciou escavações e restaurações extensas do sítio, que continuram na década de 1970. Entre as várias descobertas efetuadas encontra-se uma grande peça de jade (com cerca de 5 kg) finamente talhada representando a imagem da cabeça do deus maia do sol, Kininch Ahau, e hoje considerada um dos tesouros nacionais do Belize.

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Altún Ha

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]