Altair (estrela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Altair

Alpha Aquilae (α Aql) conhecida como Altair, nome de origem árabe que significa "aquele que voa" é a estrela mais brilhante constelação da Águia e a 12ª estrela mais brilhante no céu noturno.

Magnitude aparente 0,89, magnitude absoluta 2,4 e tipo espectral A7. É oito vezes mais luminosa que o Sol e seu diâmetro equatorial é 1,8 vezes maior que ele. A sua temperatura superficial é de 8600K. Possui um movimento próprio de 0,658 segundo de arco por ano (1º em 5470 anos) e uma velocidade radial de -26 km/s. A sua distância à Terra é de 16,7 anos-luz.

Um estudo com a plataforma de testes do interferômetro do observatório Palomar, em San Diego, Califórnia (EUA), revelou que Altair não é esférica, mas achatada nos pólos, devido à sua alta taxa de rotação. Outros estudos interferométricos com telescópios múltiplos, operando no infravermelho, confirmou ter imaginado esse fenômeno.

Ícone de esboço Este artigo sobre Estrelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.