Alternaria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAlternaria
Alternaria spp.

Alternaria spp.
Classificação científica
Reino: Fungi
Filo: Ascomycota
Subfilo: Pezizomycotina
Classe: Dothideomycetes
Ordem: Pleosporales
Família: Pleosporaceae
Género: Alternaria
Espécies
Muitas, ver texto.

Alternaria é um género de fungos ascomicetes, cujas espécies são conhecidas como importantes patógenos vegetais. São também alergénios comuns em humanos, desenvolvendo-se no interior de construções e causando febre do feno ou reacções de hipersensibilidade que por vezes levam à asma. Facilmente causam infecções oportunistas em pessoas imunocomprometidas, como doentes com SIDA.

Existem 299 espécies neste género;[1] são ubíquas no ambiente e são uma parte natural da flora fúngica em quase qualquer lugar, sendo agentes normais de decomposição. Os esporos deslocam-se pelo ar e podem ser encontrados no solo e na água, bem como no interior de habitações ou em objectos. Os esporos são singulares ou podem formar longas cadeias. Podem desenvolver-se em colónias espessas, geralmente de cor negra ou cinza.

Pelo menos 20% da deterioração de produtos agrícolas é causada por espécies de Alternaria. Muitos distúrbios de saúde em humanos podem ser causados por estes fungos, os quais se desenvolvem na pele e membranas mucosas, incluindo os olhos e o trato respiratório. As alergias são comuns, mas as infecções sérias são raras, excepto em pessoas com sistema imunitário comprometido. Porém, as espécies deste género são frequentemente produtores prolíficos de vários compostos tóxicos. Os efeitos da maioria destes compostos na saúde animal e vegetal não são bem conhecidos. Os termos alternariose e alternariotoxicose são usados para os distúrbios causados por fungos deste género em humanos e animais.

Nem todas as espécies de Alternaria são pragas e patógenos; alguns mostraram potencial como agentes biológicos no controlo de espécies invasoras.

Espécies seleccionadas:

Referências

  1. Kirk PM, Cannon PF, Minter DW, Stalpers JA.. Dictionary of the Fungi. 10th ed. Wallingford: CABI, 2008. p. 22. ISBN 0-85199-826-7
  2. http://www.springerlink.com/content/y3pv174017281824/ Pati, P.K., Sharma, M., Salar, R.K., Sharma, A., Gupta, A.P., and Singh, B. (2008). Studies on leaf spot disease of Withania somnifera and its impact on secondary metabolites. Indian Journal of Microbiology. 48: 432-437

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre fungos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.