Alto-relevo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

o

Um alto-relevo das metópes do Partenon

Alto-relevo é um tipo de relevo, uma escultura onde a forma se projeta à frente, partindo de um fundo, normalmente um bloco do material utilizado, além do ponto onde seria possível copiá-la totalmente com um só molde. Embora se mantenham presas ao bloco de fundo em alguns pontos, possuem uma tridimensionalidade evidente, onde as sombras ganham realce de acordo com o movimento do ângulo da iluminação.

Com grande efeito decorativo, foi muito utilizado na arte clássica, como decoração associada ao formato das fachadas de edificações.

O mármore e o bronze foram materiais muito utilizados, e embora em mármore fossem executados de um bloco sólido debastado, no bronze tinham de ser fundidas em peças separadas que eram unidas posteriormente, como na seção da Porta do Inferno de Rodin, na parte onde se encaixa a figura do Pensador.

Ícone de esboço Este artigo sobre Escultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.