Alva (veste litúrgica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alva

A alva (do latim alba, mas por vezes chamada de túnica) é uma veste litúrgica, geralmente de tecido branco (é desta cor que lhe vem o nome) e cobre todo o corpo até aos pés. Veste-se sobre a batina ou outra roupa ordinária e sobre o amicto (se for usado).

Ritual[editar | editar código-fonte]

Ao vesti-la o Sacerdote diz:

Fazei-me puro, Senhor, e santificai o meu coração, para que, purificado com o sangue do Cordeiro, mereça gozar as alegrias eternas.

Neste momento, o sacerdote despoja-se daquilo que é e, não obstante as suas falhas e pecados, ele celebrará na pessoa do próprio Cristo.

É importante não confundir a Alva com Túnica, já que a Túnica é uma veste aprovada, por especial indulto da Santa Sé a algumas Conferências Episcopais, em substituição ao conjunto Alva, Amito e Cíngulo, nem com a Batina, já que esta é veste talar, própria a todos os ministros ordenados, sendo, ela, confeccionada em tecido, na cor preta (ou ainda, segundo especial indulto da Santa Sé, para algumas Conferências Episcopais, na cor branca, percebendo a dignidade própria), e com os botões e debruns, coloridos, de acordo com a dignidade eclesiástica própria. ou de outra cor (de acordo com dignidade eclesiástica) e usada por aqueles que, pelo Direito, são autorizados a usá-la, por exemplo, os estudantes e integrantes de Seminários e Congregações Religiosas, Diáconos, Presbíteros e os Bispos. A Batina deve ser utilizada pelo Mestre de Cerimônias e pelos Cerimoniários, nas celebrações litúrgicas, respeitando a seguinte norma: -Ao Mestre de Cerimônias litúrgicas, na coloração violácea, com a Sobrepeliz rendada ou uma Cota, com uma cruz bordada, quando o mesmo é Mestre de Cerimônias episcopal, ou seja, quando assiste a um Bispo ou a alguém equiparado a Bispos, pelo Direito, ou negra, quando se assite um Presbítero; -Ao Cerimoniários, na coloração negra, com a Sobrepeliz rendada ou uma Cota, lisa. A Alva, juntamente com o Amito e o Cíngulo (ou a Túnica), é utilizada nas celebrações previstas, tais como Celebrações Eucarísticas (Missa), Encomendações, Ofício das Horas, Bençãos e outras, sendo, a Alva, exclusivamente, confeccionada na cor branca, em material nobre, e renda.

Referências[editar | editar código-fonte]

Simboliza a túnica branca vestida a Jesus Cristo em casa de Herodes. Além disso simboliza pela sua cor a pureza, candura e santidade de vida que deve ser apanágio do sacerdote; o linho, naturalmente impuro, mas branqueado à custa de muitos esforços e trabalhos, completa o símbolo. VASCONCELOS, Dr. António Garcia Ribeiro de, Compêndio de liturgia romana, vol. I, p. 99.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.