Amália de Nassau-Dietz (1710-1777)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Amália
Princesa-herdeira de Baden-Durlach
Princesa de Orange
Anna van Nassau-Dietz.jpg
Amália de Nassau-Dietz
Governo
Consorte Frederico de Baden-Durlach
Vida
Nascimento 13 de Outubro de 1710
Leeuwarden, Países Baixos
Morte 18 de Setembro de 1777 (66 anos)
Durlach, Alemanha
Filhos Carlos Frederico de Baden
Guilherme Luís de Baden
Pai João Guilherme Friso de Orange
Mãe Maria Luísa de Hesse-Cassel

Amália de Nassau-Dietz (Ana Carlota Amália) (13 ou 23 de Outubro de 1710 - 18 de Setembro de 1777) foi a esposa do príncipe-herdeiro Frederico de Baden-Durlach e mãe de Carlos Frederico, primeiro grão-duque de Baden.

Família[editar | editar código-fonte]

Ana Carlota Amália foi a filha mais velha do príncipe João Guilherme Friso de Orange e da landegravina Maria Luísa de Hesse-Cassel. Os seus avós paternos eram o príncipe Henrique Casimiro II de Nassau-Dietz e a princesa Henriqueta Amália de Anhalt-Dessau. Os seus avós maternos eram o landegrave Carlos I de Hesse-Cassel e a princesa Maria Amália da Curlândia.[1]

Vida[editar | editar código-fonte]

Amália cresceu em Friesland e falava frisão ocidental. Depois do seu casamento com Frederico em 1727, mudou-se para Durlach onde o seu marido morreu pouco depois do nascimento do seu segundo filho.

Devido aos seus frequentes ataques de fúria, corria um rumor na corte de Durlach que dizia que a rainha era doente mental. Durante as suas gravidezes costumava tratar muito mal os seus criados e diz-se que não derramou uma única lágrima aquando da morte do marido no dia 26 de Março de 1732.

O seu sogro, o marquês Carlos III Guilherme de Baden-Durlach, não queria que o seu neto Carlos Frederico fosse influenciado pela mãe, mas mãe e filho continuaram a viver no Castelo de Karlsburg em Durlach. Contudo, Amália vivia em aposentos separados, escondida do resto do mundo durante toda a sua vida. A educação dos seus dois filhos ficou a cargo da sua sogra, a princesa Madalena Guilhermina de Württemberg.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Amália de Nassau-Dietz (1710-1777)