América Football Club (Ceará)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
América
Nome América Football Club (Ceará)
Alcunhas Mecão
Mascote Águia Fênix Alencarina
Fundação 11 de novembro de 1920 (103 anos)
Estádio Antony Costa
Capacidade 3.000 espectadores
Presidente Cleston Sousa Santos
Material (d)esportivo Raugaj Sports
Competição Licenciado
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O América Football Club é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará. O América foi fundado em 11 de novembro de 1920, tendo sido campeão estadual em 1935 e em 1966.

Desde a sua fundação, em 1920, passaram pelo América, dirigentes ilustres : Juvenal Pompeu, José Lino da Silveira, Aécio de Borba Vasconcelos, Marcílio Braune, Lívio Correia Amaro, José de Borba, Vládine Pompeu, João Ramos de Carvalho, Cláudio Vilela Lima, Galba Gomes Gurgel, José Xerez, Herialdo Maia Cunha, José Chagas de Oliveira, Mileide Morais, Gianpaolo Damasceno, Alberto Damasceno e muitos outros.

Em 1966 foi o ano especial pros americanos, pois conquista seu segundo título estadual no futebol, além do campeonato cearense de Futsal, Basquetebol e Voleibol. Como equipe de futebol é o time cearense que mais jogou fora do Brasil, tendo resultados honrosos, como a vitória por 1 a 0 sobre a seleção Nacional da Guiana Francesa e o empate sem gols com a seleção de Trinidad e Tobago, na gestão do Dr. Vládine Pompeu.

No futsal, mesmo estando ausente do campeonato adulto desde 1969, ainda permanece como o segundo clube a ter mais títulos na modalidade.

História[editar | editar código-fonte]

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

Evolução do Escudo Americano
Primeiro escudo Segundo escudo Escudo Atual

O Primeiro escudo americano é em formado por um círculo na cor azul e com as letras A, F e C nas cores brancas , no ano seguinte muda o azul pelo vermelho.

Mascote[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de mascotes de futebol
Águia: mascote americana

O mascote do América é a Águia Fênix Alencarina, que a partir da década de 1990 virou o mascote oficial do clube, em substituição ao Diabo, o mascote anterior.

Uniformes[editar | editar código-fonte]

As cores do uniforme do América são o vermelho e o branco, sendo que o 1º uniforme consiste de camisa, short e meiões vermelhos. O 2º uniforme é inteiramente na cor branca.

O Começo Americano[editar | editar código-fonte]

1927: América de Fortaleza

Em 1920 no dia 11 de novembro na casa de Juvenal Pompeu Magalhães se discuti e por unanimidade a dissidência do time infanto-juvenil do Ceará Sporting Club surgindo uma nova equipe, decidindo na ocasião, as cores de sua camisa, rubra, o seu presidente e que seu nome seria América Football Club, inspirado no seu homônimo carioca. O grupo fundador tinha Acrísio Faria de Miranda, Aluísio Gondim Ribeiro, Aníbal Câmara Bonfim, Dagoberto Rodrigues, Antonio Benício Girão, Miguel Aguiar Picanço Filho, Crisanto Moreira da Rocha, além do próprio Juvenal Pompeu, sendo o primeiro presidente, escolhido por unanimidade Acrísio Faria de Miranda, que depois se tornaria político de renome e importância na história local

Em 1921 o América trouxe de Manaus o jogador Canivete para disputa do seu primeiro estadual, no qual termina na quinta colocação. Em 1926 o América, reclamando de más arbitragens, abandonou o campeonato.

Década de 30 : O Primeiro Título[editar | editar código-fonte]

Em 1935 no campeonato disputado por sete equipes consegue o primeiro título local tendo como destaque Mundico, um dos maiores goleadores da história americana, artilheiro do estadual com 11 gols.

Década de 40 : A Construção do Estádio Americano[editar | editar código-fonte]

Inaugurado em 1944, o Estádio Américo Picanço mais conhecido como campo do América. Foi sede de partidas do Campeonato Cearense de 1945 a 1951. Em 2014 é reinaugurado pela prefeitura de Fortaleza.

Em 1948 consegue a segunda colocação no campeonato estadual.

Ver artigo principal: Estádio Américo Picanço
Estádio Américo Picanço
Estádio do América
Nomes
Nome Estádio Américo Picanço
Apelido Estádio do América "Estadio Alvirubro"
Características
Local Fortaleza
Brasil
Construção
Data 1944
Competições Ceará Campeonato Cearense
Brasil Campeonato Brasileiro

Década de 50 : O campeonato realizado no campo americano e Canhoteiro[editar | editar código-fonte]

No ano de 1951 com o Estádio Presidente Vargas em reformas, o campeonato foi realizado no Campo do América e no Campo do Ceará, atua pelo América, Canhoteiro que depois viria ser ídolo do São Paulo e seleção como lateral esquerdo.

Em 1954 perde o campeonato para o Fortaleza. No ano seguinte fica na quarta colocação mas tem o artilheiro do ano, Mourão com 12 gols.

Década de 1960 : A Sede Social e os títulos no futebol e nos esporte amadores[editar | editar código-fonte]

Nos anos 60, os clubes investem em sedes sociais, juntamente com o Fortaleza, o América são os mais populares no setor, os americanos ergue-se uma sede social na Avenida Dom Manuel frequentado pela juventude local, no comando pelos irmãos Aécio de Borba (futuro presidente da Confederação Brasileira de Futsal) e João de Borba, José Lino da Silveira (futuro presidente da Federação Cearense de Futebol, Livio Amaro e Marcílio Browne fazendo o time campeão cearense de 1966, com a queda dos clubes sociais na década de 70, tem seu declínio. Pelo estadual tem o artilheiro de 1965, Fernando Carlos com 18 gols e o de 1967 com Wilson com 12 gols. Após o título de 1966 do Campeonato Cearense, o clube disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1967 (Taça Brasil) equivalente a Série A. O clube foi campeão do Grupo Norte da Taça Brasil após vencer o Paysandu duas vezes pelo placar de 1x0. E na classificação geral do Campeonato Brasileiro de 1967, o clube foi sexto colocado, fazendo uma bela campanha nacional.

De 1970 a 2000 : Declínio americano e a queda para a Série B do Estadual[editar | editar código-fonte]

Após anos com péssimas campanhas no estadual o América caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Cearense em 1997.

Década de 2000: A queda para a C do Estadual[editar | editar código-fonte]

Em 2004 o clube cai para a terceira divisão,depois denominada Série C onde permaneceu até 2013 quando sagrou-se campeão .O histórico ex-presidente do clube, o jornalista e radialista Alberto Damasceno, após 23 anos no cargo, foi substituído por seu filho, Jean Paolo Damasceno, no fim dos anos 2000.Em 2009 o clube passou para as mãos do atual presidente Cleston Sousa Santos.

Década de 2010: Atualidades Americanas[editar | editar código-fonte]

Em 2013 o clube se aliou ao Grupo Pague Menos, tendo o time basicamente formado por funcionários da empresa, conquista a Série C do Campeonato Cearense, tendo Savyo Souza, que acumula as funções de farmacêutico e de coordenador técnico do Grupo Pague Menos, após o presidente do clube, Cleston Sousa,conhecer o CT da empresa, denominado de Grêmio Recreativo Pague Menos, localizado no bairro Jacarecanga, na periferia de Fortaleza. O América bancando as despesas administrativas – como taxas com a Federação Cearense de Futebol (FCF), arbitragem, inscrições dos atletas – e usando o material humano cedido pela farmácia, o clube conseguiu o título e o acesso. Sendo que dos 11 titulares, nove eram jogadores amadores, funcionários da Pague Menos, sendo que do elenco inteiro, apenas quatro eram profissionais.

O clube ganhou espaço no noticiário nacional por conta da contratação do jogador Mário Jardel, cearense que já vestiu a camisa de grandes clubes, do Brasil e do exterior, como o CR Vasco da Gama, Grêmio FBPA, FC Porto, Sporting CP, Galatasaray, chegando inclusive a ser convocado para a seleção brasileira.

Títulos[editar | editar código-fonte]

INTER-REGIONAIS (NÃO OFICIAL)
Competição Títulos Temporadas
Grupo Norte da Taça Brasil 1 1967
ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Cearense 2 1935 e 1966
Campeonato Cearense - Série C 1 2013
Torneio Início do Ceará 6 1924, 1950, 1956, 1957, 1963 e 1970

Categorias de base[editar | editar código-fonte]

  • Ceará Campeão Cearense Aspirante: 1937, 1939 e 1948
  • Ceará Campeão Cearense Infantil: 1921, 1922 e 1940
  • Ceará Campeão Cearense Juvenil: 1933

Destaques[editar | editar código-fonte]

  • Sexto colocado no Campeonato Brasileiro Série A de 1967
  • Vice-Campeão Cearense: 1923, 1934, 1948, 1954
  • Vice-Campeão Cearense Aspirante: 1949
  • Vice-Campeão Cearense Infantil : 1925, 1928
  • Vice-Campeão Cearense Juvenil : 1929

Histórico em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Campeonato Cearense[editar | editar código-fonte]

  • Primeira Divisão: 1921 a 1927, 1933 a 1935, 1938, 1940 a 1942, 1948 a 1997.
  • Segunda Divisão: 1998 a 2004, 2014 e 2015.
  • Terceira Divisão: 2005 a 2013.

Futebol Feminino[editar | editar código-fonte]

Com a equipe de Futebol Feminino foi vice-campeão do Campeonato Cearense de Futebol de 2012

O América e o nascimento do Futsal no estado[1][editar | editar código-fonte]

O Futsal no estado do Ceará foi introduzido pelo diretor do América, Livio Correia Amaro, vindo da viagem ao Rio de Janeiro após reunião com os demais diretores em destaque para Luis Carlos Aguiar e Júlio César Vieira, construíram uma quadra na sede do clube, situada na Rua dos Tabajaras na Praia de Iracema, sendo ali as primeiras exibições do novo esporte. Sendo a quadra inaugurada no dia 3 de setembro realizando a exibição com as equipes dos associados do clube denominadas de América e Diabos Rubros. Tendo boa cobertura da imprensa do Jornal Gazeta de Noticias o novo esporte se desenvolveu também nas equipes dos Líbano Brasileiro, BNB Clube de Fortaleza e muitos outros.

Em 27 de Janeiro de 1956 o secretário do clube, o advogado Luis Carlos Aguiar, que redigiu um projeto de Estatuto aprovado no dia , fundando a Federação Cearense de Futebol de Salão.[2].

No futsal, mesmo estando ausente do campeonato adulto desde 1969, ainda permanece como o segundo clube a ter mais títulos na modalidade.

Títulos no Futsal[editar | editar código-fonte]

Esportes olímpicos[editar | editar código-fonte]

Basquetebol[editar | editar código-fonte]

No basquete, formou uma equipe de primeira linha, tendo como titulares os irmãos Chico Barbosa, Keké e Zé Flávio, mais o Olavo Pimenta e Benjamin Moreira no qual conquista o pentacampeonato estadual entre 1962 a 1967.

Com apenas seis equipes participando da Taça Brasil de 1966, o América-CE, representante local, fez bonito e alcançou a quarta colocação ao término do certame. Na primeira fase, o América-CE perdeu para o Corinthians, mas venceu o Remo na repescagem, avançando às semifinais. Perdeu para o Vasco e, na disputa pelo terceiro lugar, caiu diante do Minas. A competição teve o Corinthians como campeão e foi breve, mas com tempo suficiente para deixar uma equipe cearense na melhor colocação da história de um torneio nacional de basquete masculino.[3].

Títulos no Basquetebol[editar | editar código-fonte]

  • Campeão Cearense de Basquetebol: 1962, 1963, 1964, 1966, 1967

Voleibol[editar | editar código-fonte]

  • Campeão Cearense de Voleibol: 1965, 1966, 1967

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «O América e o Futsal'». Consultado em 2 de abril de 2016 
  2. «O América e o Futsal'». Consultado em 2 de abril de 2016 
  3. «Basquetebol americano'». Consultado em 2 de abril de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]