Ama (Japão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ama retornando à superfície

Ama (海人, ; feminino: 海女; masculino: 海士; com a mesma pronúncia "Ama" para todos os verbetes em japonês), uminchu (海人, em Okinawa) ou kaito (na Península de Izu) são mergulhadores ou, na maioria dos casos, mergulhadoras japonesas que se dedicam à recolha de mariscos, algas e pérolas.[1] Em japonês, ama significa literalmente "pessoa do mar". A tradição japonesa afirma que a prática já tem mais de dois mil anos de existência.

Equipamento[editar | editar código-fonte]

Tradicionalmente, amas usavam apenas um fraldão quando mergulhavam. Essa vestimenta era usada até à década de 1960. Até hoje, a maioria das amas não usam material de mergulho, como cilindros de ar comprimido ou roupas de mergulho; desse modo, amas praticam uma versão tradicional do mergulho livre. Eventualmente podem utilizar máscaras de mergulho, nadadeiras ou roupas para mergulho que lhes cubram o tronco. Alguns mergulhadores usam roupas de mergulho brancas, mas esses trabalham para atrações turísticas.

Trabalho[editar | editar código-fonte]

Amas ficaram conhecidas por coletarem pérolas, mas essa atividade surgiu da busca de alimentos, como lagostas, algas e ostras.

Não é incomum encontrar amas de idade avançada ainda trabalhando. Normalmente, amas também executam outra atividade, como cuidar de fazendas familiares.

Crê-se que a maior parte dos amas são mulheres porque elas possuem mais gordura no corpo. As águas oceânicas do Japão são muito frias, e a gordura ajuda a manter a temperatura corporal.

Haenyo[editar | editar código-fonte]

Na província sul-coreana de Jeju, mulheres praticam uma atividade bastante semelhante. Essas profissionais são conhecidas na Coreia por haenyo e são responsáveis por uma notável mudança na estrutura familiar da província coreana.

Referências culturais[editar | editar código-fonte]

No romance You Only Live Twice, de Ian Fleming, o espião James Bond viaja para o Japão. Lá, conhece e se casa com a ama Kissy Suzuki. Kissy Suzuki aparece também no filme baseado no romance.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ama (Japão)