Novo Mandamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Amai-vos)
Ir para: navegação, pesquisa
A Última Ceia, de El Greco.

O Novo Mandamento ou Mandamento da Caridade, na fé cristã, é a admoestação que Jesus fez aos seus discípulos na Última Ceia, conforme registro do Evangelho de João, 13:34-35.

Um mandamento novo vos dou, que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto conhecerão todos que sois meus Discípulos, se vós tiverdes amor uns entre os outros.
Tradução de João Ferreira de Almeida, atualizada

Em português, o Novo Mandamento é conhecido também pela forma abreviada amai-vos uns aos outros, ou simplesmente amai-vos.

Nos evangelhos sinóticos, Jesus emite um preceito semelhante, dois dias antes da Última Ceia, quando articula citações da Shemá Israel (Amarás ao Senhor teu Deus) e do Grande Mandamento (Amarás a teu próximo como a ti mesmo). Em resposta à pergunta de um advogado, que disse: Mestre, qual é o mandamento grande na Lei?, Jesus afirma: Amarás ao Senhor teu Deus com todo teu coração, e com toda tua alma, e com todo teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este é: Amarás a teu próximo como a ti mesmo. (Mateus 22:35-40, com paralelos em Marcos 12:28-31 e Lucas 10:25-28).

Pode-se dizer que o Novo Mandamento é um sumário dos ensinamentos de Jesus, de sua vida e morte.[1] Segundo a exegese cristã do texto de João, o Novo Mandamento, em lugar de tentar cumprir a Lei ou os ensinamentos dos profetas, é a expressão do amor de Jesus Cristo, um modelo para o amor na humanidade. O amor entre os homens torna-se consequência do amor anterior de Jesus.[2]

Referências

  1. The Need for Full Christian Unity
  2. Richard A. Burridge. Imitating Jesus: an inclusive approach to New Testament ethics, 2007. p.327