Amanhecer: Parte 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Amanhecer (filme))
Ir para: navegação, pesquisa
The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1
A Saga Twilight — Amanhecer Parte 1 (PT)
A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2011 • cor • 117 [1]
124 (versão para o DVD) min
 
Direção Bill Condon
Produção Wyck Godfrey
Karen Rosenfelt
Stephenie Meyer
Roteiro Melissa Rosenberg
Baseado em Breaking Dawn de Stephenie Meyer
Elenco Kristen Stewart
Robert Pattinson
Taylor Lautner
Billy Burke
Peter Facinelli
Elizabeth Reaser
Kellan Lutz
Nikki Reed
Jackson Rathbone
Ashley Greene
Gênero Fantasia
Romance
Idioma Inglês
Música Carter Burwell
Cinematografia Guillermo Navarro
Edição Virginia Katz
Estúdio Temple Hill Entertainment
Sunswept Entertainment
Distribuição Summit Entertainment
Lançamento Itália 30 de outubro de 2011 (Festival de Roma)
Portugal 17 de novembro de 2011
BrasilEstados Unidos 18 de novembro de 2011
Orçamento US$110 milhões[2]
Receita US$712,171,856[2]
Cronologia
Último
Último
Eclipse
Amanhecer: Parte 2
Próximo
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1 (A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (título no Brasil) ou A Saga Twilight — Amanhecer Parte 1 (título em Portugal)) é um filme de romance e fantasia de 2011, a primeira parte da adaptação do livro Amanhecer, de Stephenie Meyer, que encerra a saga Crepúsculo. Dirigido por Bill Condon,[3] teve seu roteiro escrito por Melissa Rosenberg, assim como os outros filmes da série.[4] Os três protagonistas, Robert Pattinson, Kristen Stewart e Taylor Lautner, retornam para seus papéis.

Amanhecer é o último filme da franquia e foi dividido em duas partes; a primeira parte foi lançada em 18 de novembro de 2011,[5] seguida pela segunda em 16 de novembro de 2012.[6] Os direitos para adaptação da obra ao cinema pertencem à Summit Entertainment.[7]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O filme começa com alguns personagens recebendo o convite para o casamento de Edward Cullen e Bella Swan. Quando Jacob recebe o convite fica com muita raiva, então ele viaja para o Canadá, pois sabe que se ficar, sua raiva falará mais alto. Chega o dia da cerimônia, Bella casa-se com Edward e os dois vão para sua lua de mel na ilha privada de Esme (Um presente de Carlisle), na costa do Rio de Janeiro. Como Bella cumpre sua parte do acordo com Edward, casando-se com ele, ele acaba por cumprir a dele. Logo, os dois têm sua primeira experiência sexual. No começo, Edward fica irritado consigo mesmo, já que Bella fica coberta de hematomas. Depois deste fato, Edward decide não "tocar" mais em Bella, pois sabe que se isso acontecer de novo, Bella poderia ficar mais machucada ainda. Os dias se passam, e Edward, a pedido de Bella concorda em tentar de novo. Assim, ocorre o inesperado: Bella fica grávida dele, o que todos achavam impossível, fazendo eles voltarem as pressas para Forks. Edward e Carlisle decidem abortar a criança antes que esta mate Bella. Discordando da decisão deles, Bella conta com a ajuda de Rosalie Hale, que apoia a decisão dela ter esse filho, pois sempre teve o sonho de ser mãe assim como Bella. Ao descobrir que Bella está grávida, Sam, líder do bando de lobos, decide destruir a "criatura", julgando que seria um perigo para todos, pois não conseguiria controlar sua sede. Jacob não concorda com isso, sabendo que se acontecesse, Bella morreria também. Apesar de seus argumentos, Sam se mostra irredutível e tenta obrigar Jacob e Seth - único membro do bando além deste a não apoiar o ataque - usando o seu domínio de alfa, a se juntarem ao bando no ataque aos Cullen, que defenderiam Bella e, consequentemente, o bebê. Jacob não aceita esse fato, optando por tomar posse de sua herança sanguínea de alfa, a qual nunca aceitou, por achar que Sam seria um melhor líder do que ele. Então Jacob abandona o bando, sendo seguido por Seth e, mais tarde, por Leah. Eles avisam aos Cullen sobre os planos de Sam e eles se preparam para uma possível luta.

Bella ficava cada vez mais fraca, enquanto a gravidez avançava em uma velocidade anormal. Segundo Carlisle, sua chance de sobrevivência era quase nenhuma, porque o feto não era compatível com seu corpo. Ao saber disso, Jacob tem um pensamento que faz com que Edward perceba que talvez o bebê precise de sangue. Bella concorda em tomar sangue humano que Carlisle havia trazido do Hospital e sente-se melhor. Mas logo após escolher o nome do bebê (EJ, Edward Jacob, se fosse menino e Renesmee se fosse menina), o bebê fratura as costelas de Bella, partindo sua coluna vertebral. Bella é levada para uma espécie de enfermaria que Carlisle construiu em sua casa, para quando Bella tivesse a criança. Ao dar à luz em um parto bastante dramático, o coração de Bella não resiste e acaba parando. Jacob tenta reanimá-la, mas não consegue. Edward injeta seu veneno por meio de uma seringa diretamente no coração de Bella e morde seus principais pontos de circulação sanguínea; seu coração volta a bater com o choque do veneno e a conversão de humana para vampira se inicia. Os lobos da tribo Quileute finalmente chegam e a luta contra Os Cullen começa, mas em uma hora ao ver Renesmee, nome dado ao bebê, Jacob acaba tendo um imprinting (tipo de amor à primeira vista) com ela e o ataque dos lobisomens da Tribo Quileute à pequena Renesmee Cullen é interrompido, pois uma pessoa alvo de um imprinting de um lobo não pode ser morta.

Logo depois, Bella Swan começa a ser limpa por Alice e Rosalie, tendo suas roupas sujas de sangue pelo parto trocadas. A transformação de Bella é silenciosa, isso devido a grande quantidade de morfina presente no organismo da jovem que a amordaçou e a impediu de gritar de dor. O processo de conversão de um humano para vampiro é conhecido por ser extremamente doloroso, sendo que a memória mais forte de um vampiro de sua vida humana é a própria dor da transformação, descrita por Alice como excruciante e semelhante a queimação. Bella sofre sozinha e, aos poucos, todos os ferimentos causados por Renesmee, como sua coluna vertebral e suas costelas quebradas são curadas e todas as mordidas de Edward pelo seu corpo se fecham; sua pele se torna extremamente pálida e sua aparência perfeita. Eventualmente, o coração de Bella para de bater e a conversão chega ao fim. O filme encerra quando Bella abre os olhos de vampira e observa acima de si. Após os créditos finais, há uma cena em que os Volturi recebem uma carta de Carlisle avisando que Bella já é vampira.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Os Cullen e os Swan[editar | editar código-fonte]

Tribo Quileute[editar | editar código-fonte]

Os Volturi[editar | editar código-fonte]

  • Michael Sheen como Aro,[17] o líder dos Volturi, um antigo clã italiano de vampiros. Tem a habilidade de ouvir os pensamentos que uma pessoa teve em qualquer momento, se tiver contato físico pegando sua mão direita.
  • Christopher Heyerdahl como Marcus,[18] um dos líderes dos Volturi, que possui a habilidade de perceber a intensidade dos relacionamentos entre as pessoas.
  • Jamie Campbell Bower como Caius,[19] um dos líderes dos Volturi.

Outros vampiros[editar | editar código-fonte]

  • MyAnna Buring como Tanya,[20] membro de clã Denali.
  • Casey LaBow como Kate,[20] membro de clã Denali, tem a habilidade de produzir uma corrente elétrica através de sua pele, podendo incapacitar temporariamente outros vampiros.
  • Maggie Grace como Irina,[21] membro do clã Denali, denuncia os Cullen aos Volturi por achar que criaram uma "criança imortal", o que é proibido.
  • Mia Maestro como Carmen,[20] membro do clã Denali.
  • Christian Camargo como Eleazar,[20] membro do clã Denali, tem a habilidade de identificar quais são os dons dos outros vampiros ou até os dons que os humanos teriam se fossem transformados, e já fez parte da guarda dos Volturi.

Humanos[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 2008, a Summit Entertainment anunciou que havia adquirido os direitos para uma adaptação de Amanhecer para o cinema.[7] O ator Robert Pattinson, que interpretou o vampiro Edward Cullen nos filmes anteriores, afirmou, em 2009, que havia planos para a produção de Amanhecer.[24] Apesar disso, a realização do filme não foi confirmada oficialmente pela produtora na época, que lançou um anúncio oficial dizendo que "A Summit Entertainment espera trazer Amanhecer para o cinema, mas, nesse ponto, qualquer informação adicional é prematura".[25] Stephenie Meyer, autora do livro no qual o longa-metragem se baseia, explicou em seu site que, se uma adaptação para seu romance fosse criada, ela teria que ser dividida em dois filmes, porque o livro é muito longo.[26] Ela também acreditava que era impossível fazer um filme devido a Renesmee, que uma atriz não poderia interpretá-la porque ela é um bebê que tem plena consciência.[26] Posteriormente, surgiram boatos de que a produção poderia vir a adotar uma tecnologia semelhante à usada por David Fincher em The Curious Case of Benjamin Button para mostrar o rápido crescimento da menina meio humana, meio vampira.[27] Devido à natureza madura e explícita do livro Amanhecer, fãs e críticos questionaram se o estúdio seria capaz de manter uma avaliação PG-13, observando que o filme não deve ser classificado como impróprio por causa da base de fãs cada vez maior.[28]

A intérprete de Alice Cullen, Ashley Greene, afirmou que o filme começaria a ser rodado no primeiro semestre de 2010,[29] e o produtor Wyck Godfrey, que as filmagens seriam iniciadas no outono estadunidense, logo após o lançamento de seu antecessor Eclipse.[4] Mais tarde, o estúdio afirmou que as gravações começariam em setembro de 2010, em Vancouver.[3]

Em março de 2010, a Variety informou que a Summit Entertainment estava pensando em dividir o livro de quase 800 páginas em dois filmes, da mesma forma que a Warner Bros fizera com Harry Potter and the Deathly Hallows.[28] Um mês depois, Bill Condon foi escolhido para dirigir o longa-metragem.[3] O diretor constava na lista que a produtora estava sondando para o cargo, que incluia também Sofia Coppola e Gus Van Sant.[3]

"Para mim, os personagens [de Stephenie Meyer] são simultaneamente atemporais, mas ainda assim muito modernos. […] Experimentam emoções que são primais e universais: desejo, desespero, inveja, e isso tudo se materializa em 'Amanhecer'. Este é um capítulo final no melhor sentido. Não apenas em escopo e escala, mas emocionalmente carregado e intenso do começo ao fim".

Bill Condon, diretor de Amanhecer[30]

O estúdio confirmou oficialmente, em 10 de junho, uma adaptação de duas partes para o quarto livro da série,[31] justificando esta decisão com a preocupação entre os envolvidos de que talvez não fosse possível colocar todos os elementos que os fãs esperavam em apenas um filme.[32] No mesmo mês, Melissa Rosenberg declarou em uma entrevista que a decisão sobre onde dividir o filme ainda não fora tomada, mas que "achava que tudo se resumia a Bella como humana e Bella como vampira", insinuando um ponto de separação em potencial.[33] No entanto, ela acrescentou que Bill Condon provavelmente discordaria da afirmação, explicando que a decisão final seria dele.[33] Posteriormente, Wyck Godfrey confirmou as palavras da roteirista, dizendo que a primeira parte "cobriria o casamento, a lua de mel e o nascimento de Renesmee".[34] Stephenie Meyer, a escritora da série Twilight, que participa do projeto como produtora oficial,[35] corroborou as afirmações de seus colegas de produção, declarando em entrevista ao "USA Today" que a Parte I terminaria "quando Bella abrir os olhos como vampira".[36] Em 3 de agosto de 2010, a previsão da data de estreia da segunda parte foi dada.[6]

Cogitou-se a ideia de Amanhecer ser feito em 3D,[3] porém, em 21 de setembro de 2010, um representante da Summit Entertainment confirmou que os dois filmes finais da série não seriam produzidos com o uso de câmeras ou tecnologia desse tipo.[37] [38] Meses antes, Wyck Godfrey dissera que estava considerando lançar pelo menos a segunda parte em 3D, para diferenciar entre o tempo antes e após Bella se tornar uma vampira, mas isso não aconteceu.[39] Em outubro, o diretor Bill Condon lançou uma nota aos fãs falando da equipe técnica que estava montando para ajudá-lo na produção. Entres eles estão profissionais que trabalharam em Avatar, The Curious Case of Benjamin Button, 300 e Pan's Labyrinth.[40]

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Em maio de 2010, Billy Burke e Peter Facinelli foram os primeiros atores do elenco original a serem confirmados para as duas partes de Amanhecer.[41] Inicialmente, surgiram dúvidas com relação à volta dos atores Ashley Greene e Kellan Lutz por causa de problemas nas negociações do cachê com o estúdio, porém ambos foram novamente incorporados aos filmes.[12] Em junho, Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner, bem como todos os demais integrantes da família Cullen, foram confirmados na adaptação.[42] Os intérpretes dos três protagonistas - Stewart, Pattinson e Lautner - deverão receber, cada um, US$25 milhões para estrelar as duas partes de Amanhecer, além de 7,5% de participação na bilheteria; a New York Magazine calculou que cada um deles deva receber até US$41 milhões.[43] Em setembro de 2010, Maggie Grace, a intérprete de Irina, foi confirmada na produção.[21] Posteriormente, os nomes de todos os outros atores que compõem o Clã Denali foram divulgados.[20]

Em setembro do mesmo ano, uma matéria da Entertainment Weekly dizia que a jovem Mackenzie Foy poderia ter sido a escolhida do estúdio para viver Renesmee Cullen nos cinemas.[44] Semanas depois, a atriz foi oficializada no elenco pela própria autora da série, Stephenie Meyer, via Facebook.[45] Sobre a escolha de Foy, o produtor Wyck Godfrey declarou: "Encontramos em Mackenzie todas as qualidades que estávamos procurando em uma atriz para ocupar o papel de Renesmee. Ela é uma jovem atriz muito talentosa, e mal podemos esperar para ver o que ela trará para o seu papel".[46] Contudo, Foy não será a única a interpretar a personagem. Uma vez que a atriz é maior do que a descrição de Renesmee no livro, o estúdio anunciou que Eliza Faria, Rachel St. Gelais e Sierra Pitkin retratarão a criança ao longo de seu rápido crescimento.[47] O processo foi feito com uso de tecnologia digital, onde o rosto de Mackenzie Foy será colocado no corpo das atrizes de diferentes idades.[47]

Em dezembro de 2010, o estúdio lançou uma nota dizendo que Ty Olsson interpretaria Phil Dwyer, padrasto de Bella Swan, que fora retratado em Crepúsculo por Matt Bushell.[22] A contratação do ator havia sido anunciada anteriormente, sem especificar o personagem que ele viveria, junto de outros sete nomes, todos descritos como "colegas de elenco coadjuvantes para o filme".[48]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

A fim de manter o orçamento de ambas as partes de Amanhecer razoáveis, uma vez que seriam substancialmente maiores que as parcelas anteriores da série, filmagens em Luisiana estavam sendo negociadas no início de 2010.[49] As gravações no estado dariam créditos fiscais mais elevados, onde um estúdio de médio porte como a Summit Entertainment se beneficiaria.[50] Em junho de 2010, o estúdio divulgou que as locações escolhidas foram Baton Rouge, em Luisiana, nos Estados Unidos, e Vancouver, Canadá.[51] Meses depois, foi confirmado que ocorreriam cinco dias de filmagens no estado brasileiro do Rio de Janeiro,[52] em parceria com a produtora RioFilme.[53]

Os filmes foram filmados em sequência,[54] porém não de forma a seguir a cronologia do livro. No Brasil, as gravações ocorreram entre os dias 07 e 12 de novembro,[55] envolvendo apenas os atores Robert Pattinson e Kristen Stewart. As cenas foram rodadas primeiramente na Marina da Glória e no bairro da Lapa, e depois em uma cachoeira e uma praia no Saco do Mamanguá, em Paraty.[55]

Finalizada a primeira etapa de filmagens, a produção deslocou-se então para a Luisiana. O início das filmagens no estado ocorreu em 16 novembro de 2010 no Raleigh Studios Baton Rouge, no Celtic Media Centre,[56] e terminou na segunda quinzena de fevereiro de 2011.[36] Algumas cenas teriam sido filmadas em Aresnal Park usando telas verdes ao fundo - próprias para uso de efeitos especiais.[57] Amanhecer foi um dos filmes mais lucrativos para Baton Rouge, uma vez que a produção dos dois filmes rendendeu cerca de US$100 milhões aos trabalhadores e empresários da cidade.[58]

A produção seguiu então para Vancouver, onde foram finalizadas ambas as partes, em abril de 2011.[59] Em 11 de março, o estúdio lançou uma nota declarando que as gravações haviam sido momentaneamente suspensas, dizendo: "devido ao aconselhamento do tsunami, as filmagens de The Twilight Saga: Breaking Dawn foram adiadas".[60] O citado tsunami refere-se ao sismo seguido de tsunami que atingiu o Japão naquela madrugada, gerando alertas para vários países, ilhas e regiões, como Washington, Alasca e Colúmbia Britânica[61] - onde ocorriam as filmagens. Pouco depois, a Summit Entertainment anunciou que "todo o elenco e equipe foram evacuados para o acampamento-base da produção do filme. Todos estão sãos e salvos".[60] Posteriormente, as gravações foram reiniciadas em Squamish, na Colúmbia Britânica, mas algumas cenas foram filmadas no Teatro Orpheum, em Vancouver, com a polícia local cobrindo todas as entradas do teatro.[62] A cena do casamento na Parte I também foi realizada sob forte esquema de segurança. Policiais cercaram o set, e lençóis e guarda-chuvas eram usados ​​para proteger o local, visando evitar fotografias aéreas.[63] Segundo Kellan Lutz e Peter Facinelli, chovia muito no dia das gravações do casamento,[64] [65] porém Facinelli acrescentou que "isso não seria visto no filme" e que esta cena ficou "muito bonita".[64] Kristen Stewart revelou que ficou ansiosa para a gravação do matrimônio, e que esperou por 4 anos - a partir do início da franquia - para que este momento finalmente acontecesse.[66] O vestido usado por sua personagem, Bella Swan, para o grande evento foi desenhado pela estilista Carolina Herrera.[67]

Música[editar | editar código-fonte]

Em 6 de janeiro de 2011, foi anunciado que Carter Burwell, compositor da trilha sonora score do primeiro filme da série, iria retornar à franquia para trabalhar em ambas as partes de Amanhecer. A trilha sonora da primeira parte de Amanhecer teve sua lista de faixas divulgada em 26 de setembro de 2011 e foi lançada oficialmente em 8 de novembro.[68]

Vazamentos[editar | editar código-fonte]

Quando as filmagens começaram em 7 de novembro de 2010, no bairro da Lapa e em Paraty, no Rio de Janeiro, um vazamento contendo um conjunto de fotos e vídeos footage apareceram na internet.[69] A Summit Entertainment respondeu ao vazamento, removendo as fotos e os vídeos do YouTube, fansites e sites de fofoca. Em 13 de janeiro de 2011, um still de Kristen Stewart e Robert Pattinson em uma das cenas da lua-de-mel dos protagonistas, que seria publicado em um artigo da Entertainment Weekly, vazou online antes do lançamento oficial da revista.[70] Em 31 de março e 1 de abril de 2011, um vídeo de 14 segundos e muitas fotos de baixa qualidade caíram na internet, resultando em uma reação entusiasmada de fãs e especulações de que o filme não seria capaz de manter uma avaliação PG-13.[71] Em Junho de 2010 vazaram cerca de 20 fotos do filme, sendo 3 delas, do photoshoot promocional da Parte II.

Summit Entertainment divulgou uma declaração oficial em resposta ao vazamento, dizendo:

Cquote1.svg Como alguns de vocês devem saber, fotos e captura de telas de The Twilight Saga: Breaking Dawn vazaram na internet. Estamos muito orgulhosos deste filme e também extremamente desolados por vê-lo exposto nesta fase. O filme e estas imagens ainda não estão prontos ou em seu próprio contexto. Elas foram obtidas ilegalmente e sua divulgação antecipada é profundamente perturbadora para os atores, os realizadores e a Summit, que estão trabalhando arduamente para trazer esses filmes realizados para você em novembro de 2011 e novembro de 2012. Por favor, para aqueles que estão postando, parem. E, por favor, embora a tentação seja grande, não exiba ou transmita essas imagens. Aguarde o filme em sua bela totalidade concluída para lhes impressionar. Cquote2.svg
Summit Entertainment.[72]

Divulgação[editar | editar código-fonte]

(Da Esquerda para a direita) Taylor, Kristen e Robert na Comic-Con 2011 para divulgar o filme.

Em novembro de 2010, foi divulgada a primeira imagem oficial de Amanhecer.[73] A fotografia, na realidade um still, é apenas um vislumbre de uma das cenas da lua-de-mel do casal protagonista, e foi liberada pelo diretor do filme no twitter em comemoração ao Dia de Ação de Graças.[74] Condon repetiu o ato em dezembro, por ocasião das festas de fim de ano, lançando uma imagem da casa dos Swan com decorações natalinas.[75] O logotipo oficial da primeira parte foi divulgado em 21 de janeiro de 2011,[76] enquanto o primeiro conjunto de fotografias oficiais de ambas as partes foi publicado em uma matéria a 28 de abril pela revista Entertainment Weekly em duas edições físicas com capas distintas, ambas contendo entrevistas com atores e com o diretor.[77]

Em 16 de abril de 2011, Sérgio de Sá Leitão, presidente da co-produtora RioFilme, anunciou via Twitter que a première de Amanhecer ocorreria no Brasil, com detalhes a serem definidos, e adicionou que o primeiro trailer da Parte I seria divulgado no dia 5 de junho, durante o MTV Movie Awards;[78] a informação foi confirmada posteriormente pela MTV.[79] O trailer vazou na internet horas antes,[80] [81] mas, ainda assim, foi exibido durante a premiação.[82]

Em 24 de maio foi liberado o primeiro teaser pôster de Amanhecer - uma imagem que não mostrava nenhum membro do elenco, apenas o nascer do sol.[83] Em 4 de junho de 2011 o slogan da Parte I foi divulgado no site oficial do filme: Forever is only beginning - "a eternidade é apenas o começo", em tradução livre.[84] Pouco depois, Summit Entertainment anunciou que o painel de Amanhecer: Parte I na Comic-Con de San Diego para promoção do longa-metragem aconteceria no dia 21 de julho;[85] a convenção teve a participação de Bill Condon e de grande parte do elenco.[66] Posteriormente, um cartaz divulgado na feira foi liberado como primeiro pôster promocional oficial do filme.[86]

Em 26 de março de 2012 foi divulgado o teaser da parte 2, no qual vemos Edward, Jacob e Bella como vampira. Dias antes foi divulgado uma prévia do trailer exibido.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

A primeira parte do filme foi recebida com resenhas geralmente negativas dos críticos especializados. O Rotten Tomatoes calculou uma média de 27% de aprovação, baseado em 172 resenhas recolhidas, das quais 125 foram consideradas negativas e 47, positivas; segundo a página, o consenso é que, "devagar, triste e cheio de momentos de humor não-intencional, Breaking Dawn Part 1 talvez satisfaça aos fãs da série, mas apenas a eles". Apesar disso, 72% dos usuários que avaliaram o filme o aprovaram.[87] Recebeu várias indicações ao Framboesa de Ouro 2012, inclusive pior filme.[88]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Breaking Dawn - Part 1 arrecadou 30,3 milhões de dólares em suas sessões de meia-noite, valor superado apenas por Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 (US$47,5 milhões).[89] Em seu final de semana de estreia, acumulou US$ 139,5 milhões, com uma média de US$ 34 mil por sala de cinema, ficando atrás na franquia apenas dos US$ 142,8 milhões arrecadados por Lua Nova.[90]

Referências

  1. Breaking Dawn - Part 1 British Board of Film Classification. (October 27, 2011). Página visitada em December 25, 2012.
  2. a b The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1 Box Office Mojo. Página visitada em November 19, 2011.
  3. a b c d e Borgo, Érico (28-04-2010). A Saga Crepúsculo: Amanhecer oficializa Bill Condon na direção (em português) Omelete. Página visitada em 28-04-2010.
  4. a b McIntyre, Gina (10-01-2009). 'Twilight' producer: 'Breaking Dawn' could begin shooting this fall Los Angeles Times. Página visitada em 12-01-2010.
  5. Schwartz, Terri (05-05-2010). 'Breaking Dawn' Release Date Set: November 18, 2011 (em inglês) Hollywood Crush. MTV. Página visitada em 05-05-2010.
  6. a b Soll, Lindsay (03-08-2010). 'Breaking Dawn' Part 2 Will Be Released On November 16, 2012 (em inglês) Hollywood Crush. MTV. Página visitada em 03-08-2010.
  7. a b Rick Marshall (2008-11-14). ‘Twilight’ Sequels Optioned; Studio Acquires ‘New Moon,’ ‘Eclipse’ & ‘Breaking Dawn’ (em inglês) MTV. Página visitada em 2009-01-15.
  8. a b c Bill Condon dirigirá último filme da saga 'Crepúsculo' (em português) G1 (28-04-2010). Página visitada em 29-04-2010.
  9. Twilight Breaking Dawn Cast Mackenzie Foy as Renesmee Cullen (em inglês) ScreenCrave (28-09-2010). Página visitada em 04-10-2010.
  10. a b ����ulo/vampiros-de-crepusculo-fecham-contrato-para-amanhecer/id/26410 Vampiros de Crepúsculo fecham contrato para Amanhecer (em português) Cineclick (19-05-2010). Página visitada em 19-05-2010.
  11. Vena, Jocelyn (19-05-2010). Elizabeth Reaser Talks 'Breaking Dawn' Contract Negotiations (em inglês) MTV. Página visitada em 19-05-2010.
  12. a b c 'Twilight' stars Greene, Lutz sign on for next movie (em inglês) New York Post (19-05-2010). Página visitada em 19-05-2010.
  13. a b Schwartz, Terri (20-05-2010). 'Breaking Dawn' Contract Dispute Over: Ashley Greene, Kellan Lutz And Rest Of Cullens Will Return (em inglês) Hollywood Crush. MTV. Página visitada em 20-05-2010.
  14. Julia Jones Interview - Twilight: Eclipse and Breaking Dawn (em inglês) About.com. Página visitada em 29-10-2010.
  15. Boo Boo: Breaking Dawn best so far (em inglês) BelfastTelegraph (29-11-2010). Página visitada em 06-12-2010.
  16. ‘Breaking Dawn’ Werewolf Chaske Spencer Shares His Tips For Bulking Up! (em inglês) Hollywood Life (11-11-2010). Página visitada em 13-11-2010.
  17. McNary, Dave (26-10-2010). Sheen back with vampire pack (em inglês) Variety. Página visitada em 26-10-2010.
  18. Christopher Heyerdahl plays good, bad & hairy in 'Sanctuary' (em inglês) ChicagoNow. Página visitada em 05-01-2011.
  19. Jamie Campbell Bower confirms his 'The Twilight Saga: Breaking Dawn' return (em inglês) Examiner. Página visitada em 13-11-2010.
  20. a b c d e 'Breaking Dawn' News: The Denali Coven Is Cast HollywoodCrush (30-09-2010). Página visitada em 30-08-2010.
  21. a b Schwartz, Terri. 'Breaking Dawn' News: Maggie Grace Cast As Irina (em inglês) Hollywood Crush. MTV. Página visitada em 28-09-2010.
  22. a b Bell, Amanda (17-12-2010). 'The Twilight Saga: Breaking Dawn' odds and ends Examiner. Página visitada em 31-12-2010.
  23. Bell, Amanda (02-09-2009). Michael Welch confirms he'll be back for 'The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 1' (em inglês) Examiner. Página visitada em 13-11-2009.
  24. Carroll, Larry (23-02-2009). 'Twilight' Star Robert Pattinson Talks 'New Moon,' 'Eclipse' And 'Breaking Dawn' (em inglês) MTV. Página visitada em 08-06-2009.
  25. Summit Entertainment: Official Breaking Dawn Movie Information (em inglês) HisGoldenEyes.com (23-11-2009). Página visitada em 06-12-2009.
  26. a b Frequently Asked Questions: Breaking Dawn (em inglês) StephenieMeyer.com. Página visitada em 26-11-2010.
  27. "Amanhecer": escolhidas atrizes que farão Irina e Renesmee, filha de Bella e Edward (em português) RevistaMonet (28-09-2010). Página visitada em 26-11-2010.
  28. a b LeNguyen, Chrissy (03-12-2009). Big Questions Surround the Final 'Twilight' Film (em inglês) Yahoo!. Página visitada em 13-11-2010.
  29. Redação Terra - Cinema & DVD (2009-11-26). Primeira parte de Amanhecer começará a ser rodado em 2010 (em português) Terra. Página visitada em 2009-11-26.
  30. 'Breaking Dawn' Director Bill Condon Reaches Out To Fans Mtv (3 de maio de 2010). Página visitada em 06-12-2010.
  31. Bettinger, Brendan (10-06-2010). THE TWILIGHT SAGA: BREAKING DAWN Broken in to Two Parts; First Film Debuts on November 18, 2011 (em inglês) Collider. Página visitada em 11-06-2010.
  32. The Twilight Saga "Breaking Dawn" Split into Two Films (em inglês) TheNewGals (11-06-2010). Página visitada em 03-11-2010.
  33. a b 'Twilight Saga' Screenwriter On 'Breaking Dawn's' Two-Film Split (em inglês) yahoo! (20-06-2010). Página visitada em 13-11-2010.
  34. Wloszczyna, Susan (07-01-2011). What does the future hold for Bella and Edward in 'Breaking Dawn'? (em inglês) USA Today. Página visitada em 07-01-2011.
  35. Sarafin, Jarrod (28-04-2010). Summit Confirms Breaking Dawn Director (em inglês) mania.com. Página visitada em 07-08-2010.
  36. a b 'Twilight' fans are on Team Meyer USA Today (16-08-2010). Página visitada em 01-04-2011.
  37. No 3-D Plans for ‘Breaking Dawn’ (em inglês) Gossip Cop (21-09-2010). Página visitada em 22-09-2010.
  38. Amanhecer não será em 3D (em português) Uol (22-09-2010). Página visitada em 06-12-2010.
  39. Yamato, Jen (13-06-2010). Exclusive: 'Eclipse' Producer Wyck Godfrey on 3D, 'Breaking Dawn,' and More Fearnet. Página visitada em 13-11-2010.
  40. Bettinger, Brendan (04-10-2010). Bill Condon Recruits Crew from PAN’S LABYRINTH, WATCHMEN, BENJAMIN BUTTON and AVATAR Collider. Página visitada em 16-12-2010.
  41. Rosenberg, Adam (11-05-2010). 'Breaking Dawn' Cast Negotiations Hit A Snag On Two-Film Deal Mtv. Página visitada em 06-12-2010.
  42. The Twilight Saga: Breaking Dawn Confirmed for Two Films Comingsoon.net (10-06-2010). Página visitada em 06-12-2010.
  43. Estrelas de 'Eclipse' ganharão até US$ 41 milhões cada por novos filmes (em português) G1 (07-07-2010). Página visitada em 07-07-2010.
  44. Sperling, Nicole (27-09-2010). Newcomer Mackenzie Foy to play Renesmee in 'Breaking Dawn' Entertainment Weekly. Página visitada em 06-12-2010.
  45. Fernandes, Camila (07-10-2010). Stephenie Meyer confirma atriz que fará Renesmee Cullen em "Amanhecer" Cinemacomrapadura. Página visitada em 06-12-2010.
  46. Shady, Justin (22-10-2010). Mackenzie Foy: 'Twilight' pushes thesp into spotlight Variety. Página visitada em 06-12-2010.
  47. a b Vieira, Aline (02-02-2011). Já conhece as 4 Renesmees diferentes do filme "Amanhecer"? Capricho. Página visitada em 26-02-2011.
  48. Quarto filme da saga 'Crepúsculo' terá ator brasileiro G1 (28-10-2010). Página visitada em 31-12-2010.
  49. Scott, Mike (17-05-2010). Studio appears serious about moving 'Twilight' series to Louisiana Nola. Página visitada em 25-11-2010.
  50. Ditzian, Eric (08-07-2010). 'Breaking Dawn' Part Two Release Date Not Set For Summer 2012 Mtv. Página visitada em 20-11-2010.
  51. 'Amanhecer' deve ser rodado em três locações diferentes (em português) Terra (10-07-2010). Página visitada em 10-07-2010.
  52. Miranda, Eduardo (08-11-2010). Pattinson e Kristen estão adorando o carinho dos fãs, diz diretor de Amanhecer (em português) R7. Página visitada em 08-11-2010.
  53. Confirmado: Amanhecer será filmado no Brasil em novembro (em português) Uol (30-10-2010). Página visitada em 30-10-2010.
  54. Fernandes, Camila (31-09-2010). "A Saga Crepúsculo: Amanhecer" tem seu primeiro novo ator definido (em português) CinemacomRapadura. Página visitada em 03-09-2010.
  55. a b Kristen Stewart e Robert Pattinson voltam para os EUA após filmagens de 'Amanhecer' no Brasil O Globo (14-11-2010). Página visitada em 26-11-2010.
  56. Twilight begins filming in Baton Rouge, security at Raleigh Studio serious SceneToday (16-11-2010). Página visitada em 26-11-2010.
  57. Melas, Chloe (20-01-2011). Robert Pattinson & Kristen Stewart Will Film ‘Breaking Dawn’ In Baton Rouge Park! Exclusive Photo! Hollywood Life. Página visitada em 07-01-2011.
  58. ‘The Twilight Saga: Breaking Dawn’ bringing in millions to Baton Rouge economy Examiner (16-08-2010). Página visitada em 25-02-2011.
  59. Robert Pattinson & Kristen Stewart Will Film Two ‘Breaking Dawn’ Scenes in Vancouver — and We Know When! Exclusive! Hollywood Life (10-02-2011). Página visitada em 25-02-2011.
  60. a b ‘Breaking Dawn’ Evacuated Due to Tsunami Warning Gossip Cop (11-03-2011). Página visitada em 12-03-2011.
  61. Tsunami warnings and advisories remain across Pacific region CNN (11-03-2011). Página visitada em 12-03-2011.
  62. Twilight: Breaking Dawn Filming at Orpheum Theatre Greatnewmovies (15-03-2011). Página visitada em 05-06-2011.
  63. Twilight Saga: Breaking Dawn Set Guarded By Police MTV (11-04-2011). Página visitada em 05-06-2011.
  64. a b Peter Facinelli on a 'whole different' Coop on 'Nurse Jackie,' 'magical' 'Breaking Dawn' wedding scene Entertainment Weekly (25-04-2011). Página visitada em 23-06-2011.
  65. Kellan Lutz Reveals ‘Breaking Dawn’ Wedding Scene Was ‘Miserable’ For Kristen Stewart! Hollywood Life. Página visitada em 23-06-2011.
  66. a b Vieira, Aline (22-07-2011). "Filmar no Brasil foi maravilhoso", diz Robert Pattinson sobre cenas de lua de mel de "Amanhecer" Capricho. Página visitada em 23-07-2011.
  67. Zamboni, Isabela (16-06-2011). Vestido de "Bella" em "Amanhecer" foi desenhado por Carolina Herrera UOL. Página visitada em 23-06-2011.
  68. Breaking Dawn Track Reveal (em inglês) Breakingdawnthesoundtrack.com (26-09-2011). Página visitada em 27-09-2011.
  69. Spotted on Set: 'Breaking Dawn' in Rio de Janeiro Yahoo! (08-11-2010). Página visitada em 30-04-2011.
  70. JS, Brent (14-01-2011). Steamy "Wedding Night" Image of Robert Pattinson and Kristen Stewart from Twilight: Breaking Dawn reelzchannel. Página visitada em 30-04-2011.
  71. Gorgan, Elena (01-04-2011). Several ‘Saucy’ Photos from ‘Breaking Dawn’ Leak Online softpedia. Página visitada em 30-04-2011.
  72. Conterio, Martyn. Summit Entertainment Issue Plea To Stop Breaking Dawn Image Leaks 02-04-2011. Página visitada em 30-04-2011.
  73. Fernandes, Camila (26-11-2010). Bill Condon revela primeira foto oficial de Amanhecer: Parte 1 Cinemacomrapadura. Página visitada em 28-11-2010.
  74. Wilkinson, Amy (26-11-2010). 'Breaking Dawn' FIRST LOOK: Bill Condon Releases Honeymoon Feather Image MTV. Página visitada em 28-11-2010.
  75. Bell, Amanda (24-12-2010). Bill Condon gives 'Twilight' fans 'Breaking Dawn' set photo for Christmas en:Examiner. Página visitada em 31-12-2010.
  76. Schwartz, Terri (21-01-2011). 'Breaking Dawn' Title Art Revealed! MTV. Página visitada em 27-01-2011.
  77. EW, Staff (28-04-2011). This Week's Cover: First look at the 'Twilight' finale! Entertainment Weekly. Página visitada em 30-04-2011.
  78. Vieira, Aline (16-04-2011). Agora é confirmado! Filme "Amanhecer" terá première no Brasil! Capricho. Página visitada em 30-04-2011.
  79. Wilkinson, Amy (01-06-2011). 'Breaking Dawn' Sneak Peek: Get A Look Before Sunday's MTV Movie Awards! MTV. Página visitada em 05-06-2011.
  80. Vieira, Aline (05-06-2011). OMG! O trailer do filme "Amanhecer" vazou antes da hora! Assista! Capricho. Página visitada em 05-06-2011.
  81. Confira o primeiro trailer de Amanhecer – Parte 1 UOL (05-06-2011). Página visitada em 05-06-2011.
  82. Vena, Jocelyn (05-06-2011). 'Breaking Dawn' Trailer Is 'Steamy' And 'Mind-Blowing' MTV. Página visitada em 06-06-2011.
  83. Wilkinson, Amy (24-05-2011). New 'Breaking Dawn' Teaser Poster Is…A Tease! MTV. Página visitada em 26-05-2011.
  84. The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part I Breakingdawnthemovie (04-06-2011). Página visitada em 05-06-2011.
  85. Ng, Philiana (14-06-2011). 'Breaking Dawn' Heading Down to Comic-Con The Hollywood Reporter. Página visitada em 01-07-2011.
  86. Pôster promocional de A Saga Crepúsculo: Amanhecer mostra protagonistas UOL (28-07-2011). Página visitada em 28-07-2011.
  87. Twilight Saga: Breaking Dawn Part 1 (2011) Rotten Tomatoes. Página visitada em 28-11-2011.
  88. "Amanhecer - Parte 2" é o pior do ano em 7 categorias no Framboesa de Ouro; veja eleitos Cinema UOL. Página visitada em 04-02-2014.
  89. 'The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1' earns $30.3 million at midnight showings Ew.com (18-11-2011). Página visitada em 28-11-2011.
  90. Bilheteria USA: A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 - 18 a 20/11 Omelete (20-11-2011). Página visitada em 28-11-2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Amanhecer: Parte 1