Amaragem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Amerissagem no retorno da Apollo 15. Um dos paraquedas da nave não abriu

Amaragem (também chamada de amerissagem) é o termo que se refere ao ato de fazer pousar uma aeronave, pára-quedas, ave ou nave espacial sobre uma superfície líquida, seja de um rio, lago ou do oceano 1 . A amerissagem é tipicamente realizada por hidroaviões ao término de um voo. O termo refere-se ainda à descida de uma cápsula espacial no oceano, sustentada por pára-quedas 2 . Naves tripuladas inicialmente realizavam amerissagem ao final do voo espacial. Contudo, apenas os Estados Unidos utilizaram naves que pousavam na água. Estas foram as utilizadas durante o Projeto Mercury, o Projeto Gemini e o Projeto Apollo, respectivamente durante a década de 1960 e a década de 1970. Com o advento dos ônibus espaciais, naves capazes de aterrissar em aeroportos como aviões, o país deixou de fazer uso de naves que pousavam na água. Os soviéticos nunca pousaram suas naves em água, pois as mesmas, até hoje, descem à Terra de pára-quedas mas pousam em áreas desabitadas no solo 3 .


Conjugação do Verbo Amerissar[editar | editar código-fonte]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dicionário inFormal. [1]
  2. [COLLINS, Michael. O Fogo Sagrado: A Jornada de um Astronauta, Volume 1. Tradução de Affonso Blacheyre. São Cristovão, RJ: Artenova, 1975a.]
  3. [EVANS, Ben. Space Shuttle Columbia: Her Missions And Crews. Chichester, UK: Springer/Praxis, 2005]
  4. Dicio. [2]
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.