Amarelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Amarelo
Coordenadas espectrais
Comprimento de onda 570–590 nm
Frequência 525–505 THz
Coordenadas de cor
Tripleto hexadecimal #FFFF00
sRGB (r, g, b) (255, 255, 0)
CMYK (c, m, y, k) (0, 0, 100, 0)
HSV (h, s, v) (60.º, 100%, 100%)

O amarelo é uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária, resultado da sobreposição das cores verde e vermelho. Encontra-se entre as faixas 565 nm e 590 nm do espectro de cores visíveis.

Uso, simbolismo e expressões coloquiais[editar | editar código-fonte]

Entre as principais manifestações naturais da cor amarelo está a flor do Girassol.

É considerado o mais expansivo entre os matizes, assim como o que mais atrai os olhos. A exploração de seu uso tem uma grande importância na obra de Vincent van Gogh.

O amarelo era a cor símbolo do Imperador da Rússia e por consequência, da Monarquia Russa.

Para os estudiosos em segurança pessoal e patrimonial, é a cor menos adequada, pois qualquer corpo que tenha o amarelo como fundo – mesmo sob a escuridão – é dificilmente perceptível, sendo assim a cor recomendada para telhados.

Em muitos países, o amarelo é usado para representar os táxis. A cor também costuma ser usada nas "páginas amarelas" das listas telefônicas para designar anúncios classificados.

Na natureza a cor amarela manifesta-se em frutos, flores e também em animais (em geral venenosos, como cobras, sapos.

Semáforo[editar | editar código-fonte]

Sinal do semáforo que obriga o motorista que ainda não entrou na correspondente interseção ou ainda não atravessou a correspondente faixa de pedestres a não fazê-lo, exceto se estiver tão próximo do local de parada que a frenagem exigida possa vir a causar um acidente.

Seu dimensionamento incorreto é uma das principais causas de acidentes nos cruzamentos com semáforos. Nunca deve ser inferior a quatro segundos em vias arteriais e inferior a três segundos em vias coletoras ou locais.

Corpo humano[editar | editar código-fonte]

O amarelo também está no nosso corpo, como nas veias do coração. Os nossos ossos também, com o passar do tempo, ficam amarelados, etc.

Ícone de esboço Este artigo sobre cor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.