Amaron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Série temática sobre os
Santos dos Últimos Dias
História
Primeira Visão
Crise na sucessão
Escrituras-padrão
Livro de Mórmon
Doutrina e Convênios
Pérola de Grande Valor
Bíblia
Importantes líderes
Joseph Smith Jr. · Oliver Cowdery
Sidney Rigdon · Brigham Young
Publicações Periódicas (em português)
A Liahona
Doutrinas
Regras de fé
Estrutura
Primeira Presidência
Quórum dos Doze Apóstolos
Quórum dos Setenta
Conflitos
Guerra Mórmon · Guerra de Utah
Legião Nauvoo · Batalhão Mórmon
Ramificações
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Comunidade de Cristo
Bickertonitas · Strangitas
Igreja de Cristo (Lote do Templo)


Amaron (viveu aproximadamente em 311 - 385 d.C)[1] é um personagem do Livro de Mórmon, discidente Nefita da terra de Zaraenla. Foi um profeta nefita, general militar e mantenedor de registros. Desde os 15 anos de idade foi um líder militar.

Amaron é citado no livro de Terceiro Néfi, onde ele deu continuidade aos registros do povo de sua cidade após a morte de seu irmão, Amós. Amaron viveu em uma época onde o povo Lamanita e Nefita eram muito iníquos. No ano de 320 d.C, compelido pelo Espírito Santo, Amaron escondeu os registros sagrados que continham a história de cada geração, para que não fossem destruídos pelo povo. Assim termina o registro de Amaron.

Algum tempo depois, Mórmon recebeu a recomendação de Amaron e foi até a cidade de Jason, onde Amaron havia escondido os registros. Mórmon recuperou os registros sagrados e deu continuidade aos escritos. Amaron morreu após uma terrível batalha em Cumora entre Nefitas e Lamanitas, onde os Nefitas foram perseguidos e muitos foram mortos pelos Lamanitas. Amaron foi morto nesta batalha.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas de rodapé[editar | editar código-fonte]

Nota: todas as referências de escrituras do Livro de Mórmon marcadas com ligação externa nos números de capítulo e/ou versículo apontam para a sua versão oficial para internet em língua portuguesa, publicada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no seu site oficial.

As marcas estão apenas sobre os números de capítulo e versículo com o propósito de permitir ligação interna para artigos sobre os livros correspondentes às mesmas referencias.

Referências

  1. Os resumos de capítulo e notas de rodapé do Livro de Mórmon (The Book of Mormon Portuguese 1997) denotam as aparições deste personagem ocorrendo neste período, aproximadamente.