Amazo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde novembro de 2007). Ajude e colabore com a tradução.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Amazo
Amazo.jpg

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição The Brave and the Bold # 30 (Junho de 1960)
Criado por Gardner Fox
Espécie Andróide
Afiliações Liga da Injustiça, Sociedade Secreta de Super Vilões
Codinomes conhecidos Andróide do Professor Ivo, Timazo, Humazo, Hourmazo, O Andróide
Habilidades Replicação das habilidades de qualquer criatura.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Amazo é um andróide fictício da DC Comics criado por Gardner Fox como vilão da Liga da Justiça. Apareceu pela primeira vez na revista The Brave and the Bold nº 30 (Junho/1960). Mike Conroy. 500 Comic Book Villains. [S.l.]: Barron's Educational Series, 2004. ISBN 978-0-7641-2908-7[1] [2] [3] [4] [5]

História[editar | editar código-fonte]

Amazo foi construído pelo insano Professor Arthur Ivo, o super-cientista, para lutar contra a Liga da Justiça. Ivo desejou demonstrar sua genialidade ao livrar o mundo de sua equipe do super-heróis de "primeira". Amazo foi construído originalmente para imitar os poderes dos membros originais de Liga da Justiça: Superman (Clark Kent), Batman (Bruce Wayne), Mulher-Maravilha (Diana), Lanterna Verde (John Stewart), Mulher-Gavião (Shayera Hol), Flash (Wally West) e Ajax (J'onn J'onzz).

Entretanto, a historia da fundação do Liga da Justiça foi mudada varias vezes, e é atualmente incerto colocar este texto como a a origem definitiva do Amazo. Umas versões mais recentes do robô apareceram com habilidades diferentes dependendo de que heróis lutavam e umas versões mais recentes suas habilidades podiam evoluir simplesmente encontrando heróis. Uma versão podia imitar os poderes de todo o membro atual de Liga da Justiça, e adicionar poderes novos porque os membros novos apareceram. Esta versão foi derrotada quando o Superman declarou extinta oficialmente a equipe; com nenhum Liga da Justiça restava, o imitador, Amazo foi temporariamente detido. Amazo, no disfarce de Timazo, assentou bem no inimigo principal do Homem-Hora, o andróide quando podia duplicar a metade de habilidades temporais próximas do infinito da manipulação do Homem-Hora. Timazo provavelmente possuiu também os poderes do Aquaman, da Canário Negro(Dinah Lance), do Lanterna Verde (Hal Jordan).Flash (Barry Allen) e do Ajax, mas não os indicou. As versões subseqüentes de Amazo não mostraram alguns de poderes do tempo do Homem-Hora. Descoberto uma versão de Amazo e destruído recentemente na cidade de Gotham. Faltando um anel e um laço do poder, este robô teve as habilidades pelo menos do Superman, do Flash e do Aquaman. O Batman e o Asa Noturna incapacitaram-no parcialmente um Bata-range explosivo danificaram os pés do andróide (que impedem que use a velocidade Flash) e os olhos do Amazo destruído explosivo plástico quando tentou usar a visão do calor e usou um míssil lançado pelo Batmóvel para terminar o trabalho. Entretanto, Amazo teve sua cabeça rancada por Adão Negro (para começar a vingança para aprisioná-lo) e assim foi destruído mas continua a reaparecer.

Não se estabeleceu se ou há um Amazo ou muitos. O incidente com Batman e Asa Noturna sugere que há múltiplos Amazos , cada um com poderes diferentes incorporando (embora Amazo duplica tipicamente os poderes dos cinco membros originais de Liga da Justiça em seu formulário do “defeito”). Isto esclareceria também todas as vezes que diferentes o andróide foi destruído. Recentemente, o Professor Ivo voltou atrás do corpo do Tornado Vermelho em 52.

Ivo não somento encontrou o corpo, ele colocou o Amazo na CPU (o corpo do Tornado é guiado geralmente por uma mente humana, dependo da natureza do Tornado Campeão). Uma força Tarefa da Liga da Justiça, contendo Hal Jordan, Canário Negro e um Roy Harper lutando contra um exercito de andróides Tornado antes de descobrir que o corpo do Amazo/Tornado agia sobre a vontade de Solomon Grundy que enviou o hibrido ente Amazo e Tornado até a casa do Tornado Vermelho onde foram explodidos pela esposa do Tornado Vermelho usando tecnologia do Apokolips. Amazo pensa ser o Tornado Vermelho e por isso não entende por que sua esposa que destrui-lo. A Liga da Justiça é enviada para detê-lo. Começam a desmontá-lo, embora ele reaja a seus esforço. Roy consegue cancelar seu poderes acertando uma flecha desruptora atrás dele onde fica o Totem de Tantu de Vixen. Vixen corta Amazo ao meio e joga uma bomba nele.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Usando suas “células de absorção ” Amazo podia duplicar os poderes de todo os super-seres que ele encontra. Originalmente, poderia somente usar um poder de cada vez e duplicou a força do Superman, a velocidade do Flash, do poder do anel do Lanterna Verde e laço mágico da Mulher-Maravilha entre outro. Em a maioria de casos, Amazo possui um formulário do “defeito” que consiste nos poderes dos primeiros cinco membros de Liga da Justiça , capazes de adaptar-se para incorporar outros poderes. Após anos de batalhas o Liga da Justiça a uma paralisação, recentemente “promoveu” absorvendo a parte de Worlogog de Homem-Hora que lhe deu poderes de viajar do tempo também.

Em outros midias[editar | editar código-fonte]

Amazo, como é mostrado no Desenho animado da Liga da Justiça,como projeto A.M.A.Z.O.,um andróide criado pelo Professor Ivo, um dos empregados de Lex Luthor. Luthor tinha escapado da prisão e precisava da ajuda de Ivo, mas acabou descobrindo que Ivo morreu dormindo, Enquanto o Andróide o vigiava. Luthor persuadiu o Andróide ajudar-lhe derrotar a Liga da Justiça. Esta versão de Amazo (chamado quase sempre simplesmente “o andróide” ou de “andróide do Professor Ivo”) possui uma construção nanoteconológica, e poderia imitar os superpoderes de qualquer metahumano assim, evoluindo-se, mas também podendo evoluir por outros meios. Por exemplo, ao copiar os poderes do Superman, ganhou também sua fraqueza à Kryptonita, mas a exposição repetida fez com que desenvolvesse total imunidade. Imitou as habilidades da Mulher-Gavião (fez inclusive a uma réplica de sua maça de metal Nth, da Mulher-Maravilha, do Flash ( Wally West), do Lanterna Verde (John Stewart), e do Superman; e não viu nada de valor para copiar no Batman. Após ter imitado a telepatia do Caçador de Marte, ele descobriu que Luthor pretendia destrui-lo depois que matasse a Liga da Justiça. Vendo-se acima dos seres humanos, deixou a terra e vagou o universo (“Tabula Rasa”). No episódio “O Retorno” na série Liga da Justiça - Sem Limites), o andróide retorna à Terra após tornar-se quase onipotente e possuido habilidade de incontáveis números de espécies e procura por Luthor. Quando os membros numerosos da liga da justiça fizeram uma tentativa fútil de parar o andróide, Elektron ajudou a Luthor a criar uma arma para reprogramar o Amazo. O dispositivo falhou porque Amazo, disse “tinha evoluído além de suas origens nanotecnólogicas”. Entretanto, em vez de matar Luthor, Amazo exigiu saber qual era sua finalidade. Luthor disse ao andróide teria que fazer seu próprio destino. Sr. Destino se ofereceu para ajudar o andróide a encontrar seu destino, Amazo foi então para a torre do Sr. Destino. Ao tentar ajudar à Liga da Justiça derrotar,Solomon Grundy que fora ressuscitado pela magia do caos, descobriu que esse Grundy,estava extraindo a energia dele para tornar-se ainda mais poderoso (episodio “Acordem os Mortos”). Para evitar que ele mesmo fosse um perigo até que poderia planejar uma maneira de opôr o dreno, Amazo teleportou-se para longe da terra. Não foi visto desde então, e pode simplesmente nunca ter tornado a reunir a liga. A Mulher-Gavião utilizou sua maça para derrotar o vilão Esse episódio serviu para a saída do personagem, já que o próprio andróide copiou a maça da Mulher-Gavião, o Episódio foi apenas a deixa para volta da Thanagariana,já que em O Retono ninquem era paréo para o dourado.

O Amazo do desenho foi inspirado no Super-Adaptóide (que também não tem rosto ou forma definida) e no Surfista Prateado(ver texto abaixo) ambos da Marvel.

Conexão com os Defensores[editar | editar código-fonte]

“Acordem os Mortos” era também tida como uma continuação da historia dos “Defensores” “Terror do além”, onde os personagens da Liga da Justiça se transformaram em versões da série dos Quadrinhos da Marvel Comics da década de 70 os Defensores. Amazo, um ser brilhante, viajante do espaço e sendo quem tinha o poder cósmico, era um Equivalente para o Surfista Prateado. Veja também *Mulher-Gavião

Mesmo assim isso não o impedia de duplicar os poderes de Sr.Destino e Aquaman,pois havia passado muito tempo com eles.Quer dizer que A.M.A.Z.O.pode sim ter os poders de Sr.Destino e Aquaman.

Citações ao Amazo depois de sumir em Acordem os mortos[editar | editar código-fonte]

No episódio“Pânico no Céu”, Lex Luthor (fundido secretamente com Brainiac e controlado por uma cópia deste) estava preparando-se para transferir sua consciência em uma cópia de Amazo (que teria um rosto parecido com o de Luthor) como parte do seu plano para destruir a Liga da Justiça. Entretanto, imediatamente antes do começou transferência, Amanda Waller entrou no quarto para prender Lex Luthor, e destruiu o corpo andróide. Isto causou a grande revelação de que Brainiac controlava Luthor.

Poderes e Habilidades do Amazo no desenho da Liga da Justiça[editar | editar código-fonte]

  • Duplicação de poderes: construído com células de absorção,capaz de duplicar poderes, habilidades e armas de qualquer coisa(energia, místico, psiquico), apenas olhando-as;
  • Poderes duplicados de membros fundadores da Liga da Justiça (exceto Batman);
  • Capacidade de controlar moléculas do seu corpo, tornando-se capaz de regenerar ou transformar sua construção;
  • Teletransporte: capacidade de teletransportar entre as dimensões, não só a si mesmo mais a outros seres e até planetas, como foi o caso de OA, planeta da fonte de poder do Lanterna Verde;
  • viagem no tempo;
  • visão quark: capacidade de ver estruturas microscópicas, tais como protons, neutrons, etc.
  • fraqueza:os poderes dos lordes da ordem,como visto que solomon grundy estava revivido por magia do caos e os poderes do andróide nao funcionaram contra ele.Essa é sua única fraqueza.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

Nos desenhos da Liga da Justiça a voz do Amazo foi feita por Robert Picardo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências