Amboise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Amboise
—  Comuna francesa França  —
Vista de Amboise a partir do castelo.
Vista de Amboise a partir do castelo.
Brasão de armas de Amboise
Brasão de armas
Amboise está localizado em: França
Amboise
Localização de Amboise na França
47° 25' N 0° 59' E
País  França
Região Blason-fr-en-Region-Centre.svg Centro
Departamento Blason dpt fr IndreLoire.png Indre-et-Loire
Área
 - Total 40,67 km²
População (2010)[1]
 - Total 12 846
    • Densidade 315,9/km2 
Código Postal 37530
Código INSEE 37003

Amboise é uma comuna francesa na região administrativa do Centro, no departamento Indre-et-Loire. Localizada na margem esquerda do rio Loire, é o centro da segunda mais populosa aglomeração de Indre-et-Loire, depois de Tours. Estende-se por uma área de 40,67 km². Em 2010 a comuna tinha 12 846 habitantes (densidade: 315,9 hab./km²).[1] Os seus habitantes são chamados de Amboisiano(a)s (em francês, Amboisien(ne)s).

Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade de Amboise está situada na margem esquerda do rio Loire, no local onde este se separa transitoriamente em dois braços, formando uma ilha (Ilha-Grande ou Ilha-d'Ouro), facilitando assim a sua travessia. No planalto acima, encontra-se o seu castelo.

História[editar | editar código-fonte]

Depois, a sua história confunde-se com a do Castelo de Amboise. Depois de Louis d'Amboise ter sido comprometido numa conspiração contra Georges de la Trémoille, favorito de Carlos VII de França, o senhorio de Amboise foi confiscado em 1434 e adicionado aos domínios da coroa. Aqui foi composto o édito de Amboise, a 19 de Março de 1563, que concedia a liberdade de consciência aos calvinistas. Em 1946, Amboise foi anexada à antiga comuna de Saint-Denis-Hors.

Principais monumentos[editar | editar código-fonte]

Personagens célebres[editar | editar código-fonte]

Por ter tido um castelo real, várias personalidades viveram em Amboise, sendo a mais célèbre Leonardo da Vinci. O génio renascentista italiano passou aqui os últimos anos da sua vida, residindo na mansão de Clos Lucé.

Exterior do Castelo de Amboise

Foi a terra natal do rei Carlos VIII de França (que também morreu aqui), do poeta Jean Commire, e do filósofo Louis Claude de Saint-Martin, co-autor da divisa Liberté, Égalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade, Fraternidade) da Revolução Francesa, juntamente com Louis Blanc.

De entre personalidades contemporâneas que viveram aqui, pode-se citar:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Amboise

Referências

  1. a b Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013 (em francês). www.insee.fr. INSEE (dezembro de 2012). Página visitada em 3 de abril de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.