Amborellales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAmborellales
Amborella trichopoda

Amborella trichopoda
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Amborellales
Família: Amborellaceae
Género: Amborella
Espécie: A. trichopoda
Nome binomial
Amborella trichopoda
Baill.

Amborellales é uma ordem de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à classe Magnoliopsida (Dicotiledóneas - planta cujo embrião contém dois ou mais cotilédones).

O grupo contém apenas uma espécie, Amborella trichopoda, que representa uma espécie rara de arbusto endémica da Nova Caledónia.

Esta espécie é de interesse relevante para a sistemática botânica, isto porque a sistemática actual, usando dados moleculares, coloca esta espécie na base das plantas com flor. Isto é, representa uma linhagem de plantas com flor que muito cedo divergiu (130 milhões de anos) de todas as outras espécies extantes, dando-nos a ideia sobre como seria o aspecto ancestral das plantas de flor.

As folhas têm um arranjo alternado, persistentes e simples, com a margem serrada, com cerca de 10 cm de comprimento. Amborella trichopoda produz pequenas flores com cerca de 8 mm, cada uma com várias sépalas em arranjo espiral.

É uma espécie dióica: cada flor produz estames e carpelos, mas somente um sexo se desenvolve completamente nas flores de uma planta individual, sendo que as estruturas do outro sexo permanecem não desenvolvidas. O fruto é uma baga de cor vermelha contendo uma única semente de 5–8 mm de comprimento.

Os individuos selvagens desta espécie estão a sofrer redução devido a sobrepastoreio e destruição do habitat.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Amborellales

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.