Ambrosia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A ambrosia', ambrôsia ou ambrósia (em grego: ἀμβροσία), também chamado de Manjar dos Deuses do Olimpo, era um doce com divinal sabor, alguns diziam que tinha o poder de cura e se um mortal comum o comesse ele morreria. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal. Conforme a mitologia grega, esse manjar era tão poderoso ao ponto de ressuscitar qualquer um, bastava apenas que alguém pusesse em sua boca.

É também o nome de um doce originário da Península Ibérica, popular também no interior do Brasil, feito de leite, ovos e açúcar. No Brasil, também é conhecido como doce de ovos. Porém há variáveis. Segundo alguns mitos, se semideuses consumirem exageradamente e em excesso explodirão em chamas.

Segundo a Mitologia grega era o alimento dos deuses olímpicos enquanto o néctar seria sua bebida, ambos tem fragrância e poderiam ser usados como perfume.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Na série Percy Jackson e os Olimpianos, do escritor Rick Riordan, os semi-deuses se alimentam de Ambrósia para se recuperarem.

No livro Tequila Vermelha, do escritor Rick Riordan,Ambrosia é uma bebida feita com 5 partes de leite para 1 parte de Vodka.

No jogo The Sims 3, Ambrósia também é uma refeição que rejuvenesce os Sims, e tem a capacidade de ressuscitar Sims Fantasmas.

No jogo Breath of Fire IV, Ambrosia é um item usado para recuperar os dragões de Ryu.

Na série Battlestar Galáctica, Ambrósia é uma bebida alcoolica semelhante ao Absinto.

No Jogo Ikariam, Ambrósia é um tipo de "moeda de troca" que se paga para obter mais benefícios.

No livro O Poder do Súcubo, da escritora Richelle Mead, a Ambrósia é o alimento dos Deuses, usado por alguns humanos no livro como uma droga para otimizar seus talentos.

Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ambrosia